11/02/2013

Vistos...

Visto.. na minha opiniao a parte MAIS CHATA DO PROCESSO!!!
 
Quem acompanha o grupo "Au Pair" deve ter visto algumas postagens minhas recentemente.. eu estou pensando seriamente em ir para o Brasil em abril, e solicitar um novo J1! Mas eu estou "com medo", porque essa eh a parte mais "complicada" do processo, quem garante que o consul "ira com a sua cara" e vai me dar o tao esperado/sonhado/desejado SIM!
 
Pelo que eu jah li/pesquisei.. eu posso ficar dois anos seguidos nos EUA, e sim.. eu ficaria LEGALMENTE, a agencia me daria um novo DS, massss.. com o visto vencido, eu nao posso sair dos EUA! Eu nao tenho planos de fazer viagens internacionais.. a vontade de ir para o Brasil eh mais para visitar a familia/amigos.. matar a saudade de tudo e de todos, dar um "up" para aguentar firme e forte mais um ano na "terra do Tio Sam".. cuidando das kids! (porem.. se eu for mesmo para o Brasil.. eu vou aplicar para renovar meu visto!)
 
Meu visto vencera em maio (DICA: voce que fechou com a family mesesssss antes do embarque, nao tire seu visto com muita antecedencia!! Eu fechei com a familia em marco.. para embarcar em agosto!! Tive 5 meses "para organizar a minha vida", e a mulher da agencia Experimento me encheu tanto o saco para tirar logo o visto, que eu acabei indo no consulado em maio.. e minha viagem era soh no FINAL DE AGOSTO). Eu tinha planos de ir ao consulado em julho.. caso meu visto fosse negado eu ainda teria tempo de pedir outro! Eu "sabia" que nao era bom tirar o visto com tanta antecedencia, mas nao lembrava porque (alguem tinha me falado algo sobre isso ha muito tempo.. mas "eu nao dei tanta importancia").. e de tanto a mulher falar na minha cabeca, eu fui! (no treinamento eu (re)descobri o porque!). O visto tem validade de UM ano (contando da data que voce foi ao consulado).. mas a sua legalidade nos EUA eh a data do DS.. que eh carimbado quando voce entra no pais. Entao eu tenho um visto que vence em maio.. e um DS que vence dia 20 de agosto! Mas ai no treinamento eles falam que a gente nao pode sair do pais com o visto vencido.. e eh bom sair com pelo menos 1 mes antes do visto vencer (para conseguir entrar "sem problema").
 
Se eu quiser mesmo ir para o Brasil.. eu tenho ate abril para fazer isso.. se nao, eu fico... presa!
 
Enfim.. como o meu "dilema atual" eh sobre o visto.. hoje eu vou contar sobre o meu primeiro visto (eu jah tinha esse post, por isso esta TAO detalhado, com meses depois disso eu nao lembraria tantos detalhes se fosse escreve-lo agora! rs)...
 
Eu peguei o processo de "mudanca no sistema do visto".. CASV + Consulado! 
 
Passo a passo de como foi o processo: primeiro você precisa “fazer um cadastro” no site do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto), preencher o DS – 160, pagar a “taxa única” (antigamente você pagava taxa para agendamento, taxa do visto e taxa de entrega, agora eh uma unica taxa - pode ser paga com cartão de crédito, cartão de crédito pelo telefone e boleto bancário – no site do CASV tem tudo explicadinho – e caso você opte por pagar com cartão de crédito, vale a cotação do dólar do dia que você efetuou o pagamento!) e faz o agendamento dos “dois dias”, aparece um calendário com as datas disponíveis, primeiro para ida ao CASV, e depois, para a entrevista no consulado. Eu tirei meu visto no Rio de Janeiro (ouvi tanto as meninas falarem que "era mais facil".. mas para mim "nao foi"!!), o processo lá é mais rápido que em São Paulo, eu consegui agendar o CASV para um dia, e o consulado para o dia seguinte!
 
Eu agendei minha ida ao CASV, para uma quarta-feira às 15h, eu sai cedo e cheguei no local antes das 13h, almocei por lá e quando foi umas 14h fui para a porta do CASV, perguntei se eu teria que esperar até às 15h, e me informaram que eu já poderia entrar – estava vazio! Antes de eu entrar (na rua mesmo) eles tem uma lista com o nome e horários das pessoas, eles confirmam seu nome e horário e já pediram minha documentação (se não me engano, foram: passaporte, DS – 160, DS – 2019 + taxa sevis, comprovante de agendamento e comprovante de pagamento).
 
Depois da documentação separada você entra, e tem tipo “um caminho” feito com aquelas “fitas divisórias” e tem uns “3 pontos de parada”, nos dois primeiros eles checaram meu nome + horário de novo, depois a documentação novamente, ai você chega em um balcão, ele pede pra confirmar alguns dados pessoais (tipo nome, CPF, RG) e pede para confirmar o endereço aonde o visto deverá ser entregue (hoje em dia eu nao sei como esta sendo a entrega.. porque ouvi um papo que a DHL estava tendo problemas com essa logistica "de entregar os passaportes").. feito isso, eles já te encaminham para as “cabines”, lá eles olham de novo sua documentação, colhem as digitais e tiram a foto (para a foto, eu tive que tirar o brinco, colocar o cabelo para trás - mostrando testa e orelhas – e evitem camisa de cor branca/muito clara.. isso era recomendado no processo antigo, quando você tinha que levar uma foto 5x7, eles recusavam foto com camisa branca, e fica estranho mesmo, fundo branco + camisa branca)! Ráa.. a mulher, mesmo com minha documentação nas mãos, me perguntou 4x.. “você não é menor?”.. hahaha, desculpaê “cara de novinha!”.. =P
 
No CASV foi muito rápido, não demorou nem 10 min.. as únicas coisas que eu fiz lá, e não fiz no consulado, foram tirar a foto e confirmar o endereço para a entrega do visto (TODO MUNDO checa seus documentos).
 
No dia seguinte, uma quinta-feira, minha entrevista estava marcada para às 11h, peguei trânsito no Rio, mas cheguei no consulado quase 10:30h, ai tem aquela filinha básica.. e grande!
Os vermelhinhos (funcionários do consulado) organizaram pelo horário de agendamento, e pelo que eu percebi, ainda tinha gente das 10h na fila, fiquei sabendo que aquele dia eles começaram o atendimento mais tarde (9:30h.. e normalmente começam às 7:30h), enfim.. eles passam, conferem seu nome + horário na lista deles e pedem a documentação (que já foi “separada no CASV”), ai eles conferem de novo e falam que “você só precisa daquilo” (mas eu tinha mais uma pasta com outros documentos para “provar” possíveis perguntas/respostas na hora da entrevista). Ai você espera.. espera.. espera... (no consulado NÃO PODE ENTRAR COM QUALQUER ELETRÔNICO, e tem muitas pessoas que “trabalham guardando seus aparelhos”, parece ser seguro.. mas eu não precisei do serviço porque uma amiga estava comigo, e ela ficou com as minhas coisas – não pode entrar acompanhante!).. eu não entendi, mas quando chegou quase 11h, os agendados das 11h passaram na frente de um monte de gente e enfim entramos no consulado (vai ver eles deixam os “atrasadinhos” para depois). Sua bolsa/pasta passa na esteira do raio X e você passa pelo detector de metais, ai você entra no salão e fila novamente, essa fila te leva para um balcão onde os funcionários pegam sua documentação e fala para você sentar e aguardar (nesse salão tem uma “lanchonete improvisada”, caso você tenha fome, tem essa opção.. e o processo demora!), ai você fica lá esperando.. até que de repente vem um funcionário com a mão cheia de “passaportes + documentos” (em algum momento.. dessa de sempre mostrar o passaporte + documentação.. eles amarram tudo que será usado com um elástico) e começa a chamar pelo nome, e depois que você pega o seu + uma senha branca, você vai para outra.... fila! É hora de recolher a digital novamente...... estava tudo muito bom, tranquilo, certinho, até que... eu era a última dessa fila, ai quando você chega no guichê você tem que mostrar/aproximar do vidro o passaporte que esta com aquela documentação toda amarrada e eles escreveram um código em um dos papéis, ai o tiozinho digita esse código e pede para você colocar os dedinhos na paradinha, eis que eu encosto no aparelho... o alarme do prédio dispara, foi muito “sincronizado”, eu até assustei, e mesmo com o alarme berrando, ele colheu minhas digitais e eu voltei para o salão... todo mundo sem entender NADA (o salão estava cheio), no salão tinha uma luz que ficava piscando + alarme, ai começou uma mensagem em inglês (eu não entendi o que a mensagem falava.. porque falava rápido, mas já sabia que era merd@), ai o cara que estava do meu lado (ele tinha o inglês fluente) começou a rir e falou: “só pode ser brincadeira!”.. e nisso os seguranças já vieram “gritando” pra todo mundo sair do prédio.. evacuar!! Ai sai TODO MUNDO.. e todo mundo fica ali, na rua, em frente ao consulado, se fosse uma bomba, morria todo mundo! haha.. todos os funcionários do consulado sairam e foram “pra longe”, pelo que eu percebi eles devem ter um “plano” pra quando algo do tipo acontecer, porque TODOS os funcionários foram para a mesma direção, até os funcionários que estavam na rua organizando a fila. Ai depois de uns 20-30 min eles voltaram, entraram no prédio, e começaram a organizar tudo de novo, e falaram “quem já estava na fila para entrevista e os que tem a senha branca.. podem entrar!” (eu fui a última a receber a senha branca.. \o/), esse “fato” bagunçou TUDO, quem estava esperando na rua, deve ter esperado MUITO mais até normalizar tudo, enfim.. eu estava dentro! Lá dentro, as pessoas entraram.. sentaram e esperaram! Até que todos que já estavam na fila da entrevista chegaram e foram fazer a entrevista, depois que normalizou eles começaram a chamar novamente as senhas brancas.. agora para a etapa final.. a entrevista! Ai quando eles te chamam, você vai para... outra fila! É uma fila bizarra (no consulado do Rio de Janeiro), vários guichês, você entra na fila pelo lado direito, ai depois você passa pra fila do lado esquerdo (mas essa fila “bagunçada” é devido ao layout do local), até chegar sua vez e você ser encaminhada para ficar na frente de algum guichê esperando a pessoa terminar a entrevista e você ser a próxima! (nem preciso falar que esse é o momento MAIS tenso.. porque nessa hora você já esta escutando a entrevista dos outros, ai você vê visto sendo aprovado, visto sendo negado, o jeito que cada funcionário faz a entrevista, tem gente que pergunta MUITO, tem gente que pergunta pouco, tem gente que pergunta em português, tem gente que pergunta em inglês.. enfim, você vai “traçando o perfil do estilo de cada entrevistador” e rezando para cair em determinado guichê que pareça ser “simples”... teve uma hora que eu estava MESMO prestando atenção em uma entrevista e o funcionário fez uma “brincadeira” com o cara e eu ri.. ai o funcionário percebeu que eu estava atenta a conversa.. esse cara parecia ser gente boa, mas eu não cai com ele!
 
Tinha um outro tiozinho que só faltou perguntar o tipo sanguíneo na entrevista que ele fazia, eu rezei pra não cair com ele.. e não cai!! Thanks God! =]
 
Enfim.. a fila fluiu e eu fui para o meu guichê, cai com um cara que eu não tinha “traçado o perfil”, mas eu fiquei escutando a entrevista da tia que estava na minha frente, o visto dela “foi negado”, na verdade ele disse que não poderia aprovar o visto dela naquele dia (não entendi o porque), mas a tiazinha ficou brava e elevou o tom de voz, falando que estava indignada, que ela já tinha ido para os EUA 3x, que nunca teve o visto negado, que ela tinha um irmão que morava na Califórnia (acho que ela só ia visitar ele), ela disse que nem ia ficar ilegal no país dele (falando para o funcionário), que ela era proprietária de uma rede (?) famosa no estado do Rio de Janeiro, que ela não tinha mais tempo para solicitar o visto antes da viagem programada para os EUA porque nos próximos dias ela ia viajar pra Europa.. blá blá blá, ela fez meio que um barraco, mas saiu de lá sem o visto! Ai é minha vez... (+/- o dialogo)
 
Eu: Boa Tarde! (sorrindo.. tentando disfarçar o nervosismo!!)
Ele: Boa tarde, é a primeira vez que você vai sair do Brasil?
Eu: “Não, já viajei para o México!”
Ele: “Quando e por qual motivo?”
Eu: “Em 2002, fiquei uma semana, e foi turismo!”
Ele: olhando para o computador.. “Você entrou nos EUA pelo México?”
Eu: “Não.. foi só uma semana, em Cancun!”
Ele: “O que você vai fazer nos EUA?”
Eu: “Au Pair!”
Ele: “O que você faz da vida?”
Eu: “Atualmente estou me preparando para ir para os EUA, eu parei de trabalhar em dezembro para organizar/fazer o intercâmbio!”
Ele: “Onde você trabalhava?”
Eu: “Em um Studio de fotografia.”
Ele: “Responde em inglês!”
Eu: “In a Photo Studio!”
Ele: “Qual seu nível educacional?”
Eu: “Sou formada em Administração, pela Universidade Federal Fluminense!”
Ele: “Responde em inglês!”
Eu: “I have degree in Business. I studied at Universidade Federal Fluminense.”
Ele: “Seu ingles é bom!”
Eu: “Pode ser bom, mas não é fluente! Eu preciso de um inglês fluente para tentar um bom emprego na minha área!”
Ai ele saiu do guichê.. foi lá pra trás, demorou uns 5 min, e voltou!
Ele: “Você fala inglês, é formada em uma universidade boa, e quer ir para os EUA cuidar de crianças?”
Eu: “Eu preciso melhorar meu inglês, e o Au Pair é o programa de intercâmbio com melhor “custo x benefício”!”
Ele: “Qual sua experiência com criança?”
Eu: “Eu fui voluntária em uma escola infantil e tenho uma sobrinha de 6 anos!”
 
* Ele ficava olhando o computador.. teve uma hora que ele até “coçou a cabeça” e fazia cara de “indignado”, mas não cabe a ele me julgar, julgar a minha decisão de largar tudo e ir ser babá no país dele. Ele estava inconformado, eu até “entendo”, porque ele deve ser “fod@”, tipo.. ele é um negro bem sucedido, e mesmo no século XXI, eu ainda acho que existam preconceitos e julgamentos na terra do Tio Sam, e para qualquer um trabalhar em um consulado em outro país, a pessoa tem “bagagem”! Ai ele.. vê uma pessoa, recém formada em uma boa universidade, indo ser babá........... enfim, estou indo mesmo!!
 
Ele: “Onde você mora?”
Eu: “Lorena/SP!”
Ele: “O que o seus pais fazem?”
Eu: “Ambos são aposentados.. meu pai é militar e minha mãe funcionária pública!”
Ele: “Responde em inglês!”
Eu: “Both are retired! My father was a military and my mother was a public official!”
Ele: sem olha para mim “Seu visto foi aprovado! Só aguardar em sua residência!” – e joga meu passaporte em uma caixa!
 
E eu saio de lá felizona!! =]
 
Eu fui ao CASV dia 16 de maio de 2012, ao consulado dia 17, o visto chegou em casa dia 23 (1ª tentativa de entrega da DHL.. não tinha ninguém em casa).. mas eu só recebi dia 25!
 
Eu não recebi o e-mail da DHL para você acompanhar a entrega!
 
Tirando a entrevista que foi meio tensa.. de resto foi “simples” e rápido! =]
 
Mas nao acaba ai.......
 
Na madrugada do dia 12 para 13 de agosto de 2012.. estava eu, no grupo que as meninas criaram para quem ia embarcar no mesmo dia, estavamos todas ansiosas, trocando informacoes, quando a Jacque FRISA na conversa.. "DS CARIMBADO EEEE ASSINADO"!!! Ai, eu jah estava com a documentacao toda organizada, mas me bateu uma "curiosidade" e eu fui ver meu DS.. eis que.. CADE O CARIMBO E ASSINATURA??? Quando eu recebi os documentos de volta do consulado, eu conferi TUDO.. tipo, TUDO que eu deixei no consulado voltou.. e o passaporte tinha o "adesivo" do visto, para mim estava tudo bem... deixei tudo organizado/guardado! Ai comecou a me dar um desespero.. eu tirei foto do meu DS e postei no nosso grupo.. e as meninas falaram mesmo que estava faltando o carimbo/assinatura! Na mesma hora (madrugada) mandei e-mail para a agente.. e "nao consegui dormir". No dia seguinte.. acordei com o telefonema da agente falando que ela tinha entrado em contato com o consulado de Sao Paulo, que eles tinham checado no sistema e estava tudo bem... ai eu falei: "mas eu tirei meu visto no Rio.. tudo bem?", ela falou que sim. Passou 10 min a mulher liga de novo falando: "voce precisa entrar em contato com o consulado do Rio, e voce tera que ir laaaa pegar a assisnatura e carimbo!". Pensa.. minha ultima semana no Brasil, com todos os minutos planejados, voce ter que bater lah no Rio de Janeiro por um erro deles (eu nao ia arriscar colocar a documentacao no correio a essa altura do campeonato.. meu voo era no domingo!). E para ajudar.. quarta-feira era feirado! Comecei a ligar para o Rio de Janeiro.. era mais facil falar com o Papa do que com o consulado americano do Rio de Janeiro. Mandei e-mail, e depois de algumas horas eles responderam pedindo para eu escanear meu DS. Mandei o doc escaneado, e recebi um e-mail com pedido de desculpa pelo erro deles, e que eu deveria comparecer ao consulado o mais rapido possivel! Eu nao lembro porque mas nao podia ir na terca-feira, quarta-feira era feriado, e eu "agendei" para quinta. E para ajudar o horario de bus para o Rio de Janeiro, saindo da minha cidade, era uma maravilha (sqn)! Meu almoco de despedida com a minha familia estava marcado para quarta, teve que "ser corrido".. porque eu tinha que pegar o bus para o Rio (tinha que ir na vespera.. para conseguir estar no consulado "no horario agendado" - 12:00 pm). A unica coisa boa dessa bagunca toda foi que eu conheci o filho da minha melhor amiga, ele tinha nascido ha poucos dias.. e com essa loucura de "ultimos dias antes da viagem" eu nao estava encontrando tempo para ir para o Rio de Janeiro visitar eles! Quinta-feira cheguei no consulado umas 11:30 am, e o cara falou que meu caso era rapido! Mas me deram "um cha de cadeira", eu expliquei que horario de bus para a minha cidade era ruim, que eu precisava pegar o bus 1:30 na rodoviaria, bla bla bla.. mas eu fui ser atendida quase 1:30 (rapido neh!? ¬¬). Ai quando enfim eu conseguirchegar no guiche, o cara me encheu de pergunta, e o "neguinho" que me atendeu e fez a merd@ toda estava no guiche do lado, rolou meio que uma outra entrevista, mas ai eu jah estava "relaxada" porque o visto eu jah tinha, enfim ele assinou e eu sai do consulado! Ai eu fui tentar ligar para os meus pais, mas tinham manos no orelhao (Rio de Janeiro neh!?).. haha, fui atravessar a rua e tentar os outros orelhoes, mas ai no meio da rua olhei para o bus "Rodoviaria", ai o motorista abriu a porta, e eu entrei.. soh queria sair do Rio! Quando eu sentei no busao.. eu chorava que nem crianca (e as pessoas olhando para mim sem entender, sem poder imaginar o porque! E eu "com vergonha", mas eu nao conseguia "me controlar", um "filme passando pela minha mente", porque esse processo/decisao para ser Au Pair NAO FOI NADA FACIL).. haha, meo... que perrengue!! As coisas nunca sao simples para mim.. se nao eh sofrido, nao eh Corinthians, nao eh Fernanda Lescura! HAHAHA.. cheguei na rodoviaria.. e busao pra minha cidade soh 4:00 pm.. tomei outro "cha de cadeira" de mais 2h.. fui chegar em casa 22:00 pm, para quem tinha mala e mais um milhao de coisas para fazer antes de embarcar, perder quase dois dias por um ERRO DOS OUTROS foi tenso! Mas no final deu TUDO CERTO.. and I'm here!! =]
 
Entao.. meninas, quando o DS chegar, CONFERE PARA VER SE ESTA ASSINADO E CARIMBADO!
 
Por TUDO isso, eu estou bolada em ir para o Brasil, eu posso simplesmente ir, ficar com minha familia e voltar... e ficar presa (2o ano), massss.. se eu estou indo para lah, porque nao tentar um novo visto??! Vai que surge uma oportunidade de fazer uma viagem maneira.. eu estou afim de arriscar!
 
Se voce conhece alguem que renovou o visto recentemente.. let me know!! ;)
 
Have a nice Sunday!

0 comentários: