22/03/2013

Faculdade: O que fazer?



Oi de novo!

Já falei sobre a decisão de ser Au Pair e sobre como se planejar. Agora vou falar sobre uma grande decisão que aflige muitas futuras Au Pairs... FACULDADE!

Já adianto que faculdade foi o principal motivo que me fez esperar para fazer o intercambio, e hoje eu percebo que ela me prender aqui, me dá tempo para me planejar e ir mais preparada.

Bom, vamos lá!

Dependendo da idade em que você vai ficar sabendo sobre o programa, você vai se fazer alguma dessas perguntas:

- Devo trancar a faculdade ou esperar terminar? ( meu caso como já disse )
- Devo começar a faculdade e trancar para ir, ou ir e fazer faculdade quando voltar?
- Devo ir sem faculdade e fazer a faculdade lá?
- Se eu trancar eu volto para terminar ou deixo para começar uma nova? (mas se você fizer isso terá perdido o tempo de estudo até agora)

São muitas questões e questões muito delicadas. Vai depender de muitas coisas para que essa decisão seja tomada. Vai depender se você esta bem com seu curso, e sabe mesmo o que quer fazer, se você está bem em casa e com seus parentes, se você esta bem com você mesma... 

Vou contar detalhadamente minha historia e meus motivos para decidir terminar minha faculdade e talvez ajude alguém a decidir também.

Comecei a faculdade logo depois de sair do ensino médio, ainda com 17 anos. O primeiro ano foi tranquilo, desanimei um pouco no começo do segundo semestre, mas passei de ano com 2 exames básicos e sem nenhuma DP (Uhuuu)

Segundo ano, bom foi muito complicado, descobri sobre o programa no começo do semestre e entrei em depressão por não poder entrar no programa, por não ter nível de inglês. Eu não tinha nada de inglês. (Falo mais sobre isso aqui).

Bom, mas alem do nível de inglês, o que me fez decidir ficar foram varias coisas, então vamos á:

- Eu já estava no segundo ano, se eu trancasse iria perder 2 anos da minha vida, pois não ia valer nada no meu currículo metade de uma faculdade.

- Eu estava com 18 anos e a maior idade americana é 21. Eu termino a faculdade com 21, logo esperar seria melhor para mim quando estivesse lá.

- Eu gosto do meu curso, mesmo apesar dos altos e baixos eu sou boa em administração (vocês puderam ver uma pouco disso no post anterior).

- Terminando eu teria tempo mais que suficiente pra me jogar no inglês e ir confiante.

- Mas tempo pra juntar dinheiro e ir com uma reserva se possível.

- Tempo para conseguir mais horas e fazer cursos de babá.

Enfim, como podem ver, tudo conspirava para que eu esperasse a faculdade terminar.

Mas mais que isso, acho que não é legal largar as coisas na metade. Se eu trancasse, eu não voltaria para terminar, eu provavelmente embarcaria em outra faculdade quando chegasse lá e teria perdido 2 anos da minha vida. Eu também não voltaria para terminar e se eu voltasse, provavelmente estaria muito diferente e não iria querer continuar o mesmo curso... E de novo teria perdido 2 anos.

Claro que cada um é cada um, já vi muitas meninas que voltam e são felizes para sempre, mas no meu caso, não. Eu não voltaria.

E o que eu teria perdido nesses 2 anos? Tempo? Dinheiro? Paciência? Tudo junto e mais um pouco?

Já vi meninas que não conseguiram fazer cursos específicos por não ter formação na área e coisas assim, então acredito que ter a faculdade quando entra no programa só trás benefícios, do mesmo modo que não ter a faculdade não interfere em nada.

Se eu tivesse descoberto sobre o programa antes, e tivesse um nível bom de inglês provavelmente embarcaria sem medo, mas não é meu caso. Minha realidade é outra, e estou conformada em ter que esperar.

Mas e vocês? Vão fazer o que quanto aos estudos?

5 comentários:

Unknown disse...

me formo em julho desse ano, pra ir em 2014! não iria sem faculdade porque quando voltar para o BR não ia conseguir voltar pro msm curso, beijos linda, amei o post!

Ana disse...

Hello!!
Tudo bom??/ sei como é esses pensamentos, mais no meu caso eu não posso mais esperar, falta 1 ano e meio pra terminar a faculdade, e tenho 25 anos prestes a completar 26, enfim tenho que ir o quanto antes, decidi trancar de boa, conversei muito com meu professor ele é advogado em uma das empresas em Nova Iorque, ai disse pra Ana seu tempo é agora, não perca essa oportunidade, foi ai então que me decidi, e tive mais certeza do que eu queria, porque eu pensava que tava doida largar a faculdade perto de terminar ahhahahahhahahaha enfim a experiencia que vou ter vale muito a pena :)

Anônimo disse...

Olá, Meu nome é Natália e estou num dilema... com 23 anos e uma faculdade de engenharia, será que devo ser mesmo uma Au pair?
Eu fico pensando se eu ir será ótimo, eu não tenho dúvidas, mas e minha carreira profissional aqui? Hoje eu já trabalho na área, mas eu gostaria de dar aquela turbinada no inglês...

Eu meio que me decidi ir (e não volto atrás nas minhas decisões), mas ainda estou com aquele friozinho na barriga.

Anônimo disse...

Gostaria de um conselho, tenho 17 anos esse ano completo 18 , já conclui o ensino médio, tenho inglês intermediário (mas tenho medo de errar quando chegar lá) nunca falei com um estrangeiro , e tenho esses lances de sotaque e tal.Enfim, vou tirar minha carteira de habilitação e ainda preciso ter experiência com criança, pelos meus calculos, quando eu estiver com 19 anos vou conseguir concluir tudo isso, mas as pessoas ao meu redor ficam dizendo que eu não deveria ir, deveria começar minha faculdade, e não ficar sonhando em sair do pais ,dizendo que vou me dar mal lá. Quero fazer um curso de aeromoça, e sei que preciso de um inglês fluente, fico triste por saber que vou ter que passar 12 meses longe dos meus pais, mas sei também que o tempo passa e a idade vai junto, quero muito ter uma oportunidade de morar fora. Se alguém tiver algum conselho ou encorajamento, agradeço.

MALA DOURADA disse...

Oii, meu sonho também é ser comissária, vou fazer faculdade de psicologia pra ajudar, quanto eu terminar vou ser au pair, mas antes disso to aprendendo inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.. Vaii amg, e realiza teu sonho!