09/03/2013

Um pouquinho de cada experiência...


Hey girls...

Savannah - GA
Eu vou contar o como está sendo o meu programa de Au Pair, e falar o que eu penso sobre a APC, eu também peguei alguns depoimentos de algumas meninas de outras agências como Cultural Care, Euro Au Pair, Expert Au Pair, Au Pair Care e Au Pair in America.
Vai ser um longo post, mas vale a pena ler!

Minha experiência aqui nos EUA está sendo maravilhosa, estou indo para o meu segundo ano, não tenho do que reclamar da APC, tive muita sorte de encontrar uma família bem tranquila, claro que nem tudo é perfeito, também tenho problemas e sempre tento resolver de forma mais tranquila. Sim eu trabalho mais do que 45 horas por semana, porém outras coisas compensam o hard work! 
Na minha opinião, a APC é boa quando vc tem uma família que vc gosta, que te ajuda na medida do possível e pelas experiências de outras au pairs que eu conheço a APC não é nenhum pouco legal quando se está em rematch ou com famílias problemáticas, e olha que já vi muitas hein...Mas imagino que não seja somente a APC que tem problemas...

Uma das minhas entrevistadas que também veio pela APC, já não pode dizer o mesmo sobre a agencia, vou denominá-la de P.V.

"O que dizer sobre a APC ou o programa de aupair? OK, la vamos nós. Ser aupair pra algumas meninas é o paraiso na Terra, já para outras o purgatório, minha experiencia como aupair foi na maioria das vezes um imenso paraiso, mas sabemos que nem tudo é perfeito nem um mar de rosas... Tive meus altos e baixos, tive momentos maravilhosos assim como horas que queria largar tudo e sair correndo daqui. Esse mes que esta chegando encerra mais uma fase da minha vida que me trouxe muito auto conhecimento e alegrias. Há coisas que posso dizer que foi 100% perfeita, já outras deixaram a desejar... A agencia aupaircare cumpriu sim com sua propaganda de nos colocar dentro de uma casa de familia americana e blah blah blah... não, a empresa nao é uma maravilha se é isso que esperam que eu fale, nao vou puxar saco nem meter o pau, vou falar o que acho por estar aqui dentro do programa. A propaganda é uma maravilha, tudo é lindo, um sonho, 100% de apoio a aupair e a familia, nao! Não é verdade, tente descordar das regras impostas pra vc ver o que acontece, tente impor sua opiniao e sustenta-la, aii a coisa muda. Até o momento que voce segue o que lhe é imposto otimo, descordou, o programa se torna um verdadeiro se vira nos 30 ... As coordenadoras são boas, ate onde sei, porém a razão sera sempre da Host Family, sorry aupair, mas são eles que pagam a maior parte para a agencia, logo essa não quer perder seus fieis colaboradores, sacou como funciona?! No site não é indormado as taxas que você (aupair) tem que pagar ao governo, tambem nao falam do Imposto de Renda que você tem que pagar ao governo, aquele dinheiro que dizem que voce recebe de volta ao concluir os creditos necessarios tambem é uma furada, você nunca verá a cor desse dinheiro eu tive uma dor de cabeça imensa ao tentar usar meu seguro de saúde, talvez terei que pagar do meu proprio bolso a conta do hospital que nao é nem um pouco barato aqui. Dica: nao fique doente! Há familias que nao precisam mais de aupair e sim de uma empregada domestica, mas a APC nao liga pra isso, a aupair vem pra ca achando que vai se babá e acaba sendo babá, housekeeper, cleaner etc etc etc... não que seja o meu caso mas já ouvi outras reclamarem sobre isso... E o que a APC faz em relação ao assunto? Nada, porque a aupair tem medo de reclamar e se reclama tem dor de cabeça com a coordenadora, pois o apoio vai para qual lado? Não, nao pense que é o seu hahahah ¬¬ Bom, ao final de um ano como aupair o que tenho a dizer é, boa sorte, escolham bem a familia que você viverá por um, talvez dois anos. E não abaixem a cabeça para coisas que vocês não concordam, ou será um longo e doloroso ano para vocês, caso nao desistam no meio do caminho. Minha vida como aupair foi boa pois tive as kids mais maravilhosas do mundo!!! Sim, nao tenho um A para reclamar delas, foram e serão sempre o amor da minha vida, me deram toda a alegria de aupair durante um ano. Foi o que fez meu ano valer muito a pena. A agencia, hunnn, nota 6 para ela. Boa sorte e não esqueçam escolham bem a familia de vocês."

O próximo depoimento é de uma Au Pair da APIA. Ela é a D.R.

"Entao, sinceramente? Eu AMEI a APIA, o problema é o programa né? Tive uma boa experiencia com a experimento, e com a AuPair in America, quando eu tive o rematch a APIA foi super helpful. E apesar da minha lccs er meio doidinha, ela faz de tudo pra ajudar a gente. Honestamente, so vim mesmo pq foi a alternativa barata que achei de vir, pra ganhar um pouquinho de dinheiro, e viajar. E no futuro estudar. Mas eu acho que eles deviam ser mais seletivos com as famílias, tem muita família que nao tem higiene, maluca - que ta na cara - e eles aceitam mesmo assim. Se nao fosse esse programa eu nem ia ta aqui, né?"

Já a B.R é da Euro Au Pair.
"Decidi ser uma au pair porque a ideia me pareceu num primeiro momento, tudo que eu precisava . Era "seguro" , barato e iria me dar uma experiência fora do meu país e o tal do inglês que eu tanto precisava . Chegando nos Estados Unidos a realidade não parecia tão florida quanto o que eu tinha em mente porém, a opção que me pareceu mais acertada era seguir em frente.
A vida de au pair não e das mais fáceis, mas também não é nenhuma missão impossível, você tem uma casa para morar , um emprego supostamente garantido , falo isso porque rematchs podem acontecer, você trabalha com criança o que se você gosta já é meio caminho andado e aos poucos você vai se acostumando com tudo . Acostumando com a familia , com a rotina, com o trabalho, vai se apegando as crianças e a saudade de casa vai melhorando
Ser au pair não e uma tarefa simples, temos muita responsabilidade, e preciso saber se adaptar, aprender a viver longe de tudo que lhe e familiar, mas ao mesmo tempo e um trabalho nobre, as crianças quando gostam de você te dao muito carinho e você acaba criando laços verdadeiros.
Se precisasse eu faria tudo de novo, depois de um ano e cinco meses nessa experiência, depois de ter passado por rematch, ter me adaptado a uma nova realidade, aprendi muito. Aprendi principalmente muito sobre mim, sobre o que sou capaz e quais sao meus limites. Se pudesse dar uma dica seria : tenha coragem sempre! Vai dar tudo certo. Qdo eu tava no Brasil eles (EuroAuPair) me colocaram disponível pras famílias me ligarem, em NYC (no treinamento) ficamos num hostel horrível e na extensão não fizeram nada ...só mudaram meu visto qdo eu levei a família que eu achei pra eles (no qual ela procurou sozinha)."

O próximo depoimento é da Cultural Care.

" Meu nome e C.M. tenho 25 anos e vim para os EUA em Março de 2012. Conheci a CC a anos atrás e decidi que era a mais confiavel e seria entre todas para mim, esperei terminar a faculdade, dei entrada com o processo em outubro, fiquei online em dezembro. Nunca fiquei sem nenhuma familia no perfil...nenhum dia! Fechei com a 4ta.. vim em Março e desde então tenho passado por muitas provações e um crescimento indescritivel. Passei por dois rematchs e a CC foi excelente em todos os aspectos, me deu total suporte com a transação entre as familias, colocou psicólogos a meu dispor quando passei pelo primeiro rematch (pois foi muito duro para mim)... foi fenomenal em todos os sentidos e me deu o maior suporte em todos os problemas que tive, uma vez tive que ligar na APC aqui dos EUA para tirar uma dúvida e a mulher foi totalmente grossa comigo. Já na CC não, eles são sempre simpaticos e super prestativos sempre que ligo. O intercambio me fez uma nova mulher, mais madura, mais "esperta" mais trabalhadora, uma melhor profissional e de uma menina a uma mulher. cada dia aprendendo mais. O único problema que vejo é o fato de ser so uma família por vez com seu app... aquilo da nos nervos de uma pessoa ansiosa e vc não tem com o que comparar... tem sempre que fazer uma escolha arriscada, tentar a próxima famlia e rezar para ser melhor ou pegar a que ta atualmente."


Por fim, o próximo depoimento é da N.F.O. ela veio pela Expert Au Pair. Porém também estava pela Cultural Care.

"Estudante de Letras, no  4° ano de faculdade, não tive muitas oportunidades de trabalho e nem de cursos sobre a Língua e Cultura Inglesa. E numa conversa com uma amiga pelo MSN, reclamando minha falta de fluência no Inglês e como isso me afastava de grandes coisas profissionalmente  ela me disse : - Ei , N., você já pensou em ser au pair? Foi ai que tudo começou. Decidi ser au pair em Dezembro de 2010. Passei noites e dias, lendo blogs, comunidades, vendo videos sobre o programa au pair, e principalmente, me informando sobre o programa cada dia mais. Meu processo de au pair foi um pouco complicado. Diria que "esperar" é muito mais difícil do que "andar". Esperar requer paciência, e a paciência é uma virtude rara. Virtude essa que adquiri no meu processo de au pair e fez toda diferença no meu ano nas terras Americanas. eu estava escrita em duas agências: Cultural Care e Expert Au pair.
Na CC, fazia exatamente um ano que estava "online", mas nem acreditava nessa agência, embora tenha amigas que tinham viajado por meio dela. Depois de 1 ano de brigas, muito estresse com a agencia já estava desacreditada. Perda de emprego, Match que a agência "cancelou", o simples fato de nenhuma família ao menos me mandar e-mail...enfim, várias coisas, as quais haviam me REVOLTADO mesmo em tudo. Por fim, um tempo depois, me inscrevi na Expert Au pair, e consegui match.
Meu Visto foi tranquilissimo. Sem problemas, mas tive todo o suporte da agencia de como preencher meu DS, afinal minha agencia era diferente de todas as outras. 
A Expert Au Pair é uma agência localizada em Tampa, Flórida, a qual não possui representante no Brasil. Todo seu contato com a familia e agencia é via e-mail ou telefone direto no USA. Porém, não há do que reclamar, sempre fui respondida prontamente, ao contrário da Cultural Care. Quanto ao treinamento, ele é realizado na Flórida. As classes não são tão chatas assim. Eles ensinam fazer docinho, massinha, expõem algumas situações que podem acontecer entre au pairs e famílias e pede para arrumarmos soluções. Levam a gente para andar um pouco, comer, vimos vídeos, fizemos curso de primeiros socorros nos bombeiros. Você pode sair a noite, pois ficamos num hotel bem localizado e limpissimo e ninguém fica no nosso pé. Apenas temos que estar na aula no horario estipulado. Bom, foi praticamente uma semana de férias. Recomendo super a agencia!
Atualmente, estou no meu segundo como au pair, porém com a mesma familia, mas morando em outra cidade. Meu primeiro ano foi em Chicago, e meu segundo ano está sendo em Georgia. Cuido de dois garotos um de 6 e outro de 10 anos de idade, todo mundo sabe  que garotos são mais energéticos que meninas na maioria do tempo.Vim para ser au pair com uma opinião formada: Estou indo TRABALHAR, ESTUDAR E MELHORAR MEU INGLÊS. Não vim para cá pensando  se a cidade onde vou morar tem mais baladas, mais amigas. Foquei na família. E funcionou. Graças a Deus, estou numa familia ótima. Mas eu estava disposta morar longe, se a familia fosse boa, não ter carro se a familia fosse boa, fazer hora extra se a familia fosse boa.
Tive paciência e a familia boa me escolheu. Flexibilidade é a palavra que definiu meu ano como au pair. Abri mão de muitas coisas, ganhei outras, mas aprendi muito.
Apesar de tudo que incomoda, coisas que de desanimam a experiência foi válida. Faria tudo novamente.
Meu inglês era horrivel, e hoje é fluente. Fiz college, não ESL, estudei com Americanos e tirei A no meu certificado. Conheci lugares maravilhosos, pessoas boas e ruins. Aprendi a valorizar a família. Amar de todo coração pai e mãe. Quero construir uma família, e hoje tenho consolidado aquilo que quero para meus futuros herdeiros. Hoje, estou preparada para o mundo. Hoje sou uma pessoa madura,que sabe lida com o riso, mas também com as dores e decepções. Para concluir, para ser feliz como au pair, não é só conhecer outras cidades, farrear, gastar todo seu R$ com festa, bebida e roupa nova. Você pode fazer programas mais "relax" com as amigas, se envolver na escola e com a host family e passar momentos muito agradáveis!"

Meninas, é isso... Um pouquinho de cada experiência pra vcs...espero que tenham gostado...

Pensem bem, procurem, peguem referencia das agências, até mesmo das famílias que vcs estão fazendo as entrevistas...

Aquele abraço...

Rafa no Museu da Coca-Cola! rs....



0 comentários: