01/03/2013

Meta, Projeto, Sonho: Como se planejar


Meta: Alvo, mira; objetivo, finalidade.

Projeto: O que se tem a intenção de fazer; desígnio; intento; plano de realizar qualquer coisa.

Sonho: Desejo intenso e vivo.


Bom, você já tomou sua decisão e tem cem por cento de certeza que quer ser Au Pair. E agora?

Bom na minha opinião, agora você precisa definir seu plano de jogo.

Mas o que e como fazer isso?

Eu estou no terceiro ano de Administração e em uma coisa eu percebi que eu sou muito boa: Definir o que eu quero pra quando eu quero e como eu vou consegui... E sabe o que mais? Todas as minhas metas são realizadas desse jeito.

Explicando melhor, você tem que definir as metas que vão realizar seu sonho e para isso você precisa elaborar um projeto... Entendeu?

Vamos explicar melhor.

Sonho: Desejo intenso e vivo.

Neste caso, sonho de todas nós é morar em outro país e aprender outra língua.

Para realizar o sonho, vamos definir metas.

Vou usar o programa de Au Pair como exemplo, mas você pode usar isso para qualquer coisa na sua vida.

Meta: Alvo, mira; objetivo, finalidade.

Metas para Au Pair:

- Aprender inglês (suficiente para não ter problemas de comunicação)
- Conseguir horas com crianças
- Conseguir o valor X em dinheiro para o programa.

Essas são metas primordiais, das quais sem isso você não consegue ser Au Pair, porem você pode acrescentar mais dependendo das suas necessidades.

Agora que vocês têm as metas traçadas, precisa do projeto que vai te levar a elas. Vou simular aqui uma situação financeira para que vocês tenham uma idéia, mas cada uma tem uma realidade.

Para criar um projeto, você precisa definir um prazo para atingi-las e etapas. Dá uma olhada.

- Aprender inglês:
Cortar a academia para ter horário para as aulas e dinheiro para a mensalidade do curso.
Estudar todos os domingos à noite e tentar ler um livro em inglês até o fim do ano.
Matricular na escola X. Em tal escola são 2 livros para o básico, 2 livros intermediário. Preciso de intermediário logo, calcular quanto tempo leva para concluir cada livro.
Se cada livro leva 6 meses, você terá o intermediário em 2 anos.
Pronto, você tem um prazo: Ter inglês intermediário em 2 anos. Se o prazo pra você é muito, você pode optar por um método personalizado com a escola e fazer cada livro em 3 meses e assim ter o intermediário em 1 ano, mas em contrapartida você vai ter que usar mais tempo para estudar, basta planejar.

- Conseguir horas com crianças:
Perguntar para os visinhos se precisam de babás aos fins de semana (neste caso você já atua em duas metas ao mesmo tempo pois será remunerada para isso).
Nas férias de junho, viajar para X lugar e visitar tal amiga que tem filho e passar um mês lá.

Essa meta é muito vaga pois depende de cada menina, mas a idéia é bem por ai, planejar em quais projetos você pode entrar para consegui horas, ou definir com quem você precisa falar e por ai vai.

- Conseguir o valor X em dinheiro para o programa:
Neste caso, você precisa definir um valor, procura estipular arredondando sempre para o maior, o valor de tudo que vai te custar, e depois o valor que você terá que poupar e quanto tempo você terá para atingir esse valor.

Por exemplo:

Carta de motorista – 800        (você pagou/vai pagar 765)
Curso de baba – 300               (você não tem certeza do preço, mas sabe que é nessa media)
Taxa da agencia – 2.000         (você nem escolhei a agencia ainda, mas sabe por cima que as taxas mas o seguro completo vai dar algo perto disso)

Você vai incluindo despesas como, passaporte, malas, taxas de visto e etc.

Digamos que você chegue ao valor de 5.000 e que vai esperar os 2 anos para aprender inglês.
Você tem 5.000 dividido por 24 meses, você tem que guardar em media 200 reais por mês.

Mas você não tem esse dinheiro disponível, (futuramente vou falar das opções para consegui dinheiro para o programa) então você vai se programar financeiramente, e se planejar, cortar gastos e consegui serviços extras.

E é mais ou menos por ai, eu não pude trabalhar muito pois joguei opções vagas, mas eu faço isso com todas as coisas que quero e até hoje consegui realizar todas, algumas com uns meses de atraso mas concluídas com êxitos.

Se alguém precisar de ajuda, pode me mandar um e-mail e eu vou adorar ajudar você a se planejar.

Por hoje é só... Bjinhos!


2 comentários:

Joy au pair disse...

Adorei, estou esperando ansiosa o próximo post.

ღDaiღ disse...

Obrigada! =)