15/08/2012

Aprendendo a usar o GAP


Oi gente! Desculpa por não postar semana passada :/ o post da Bruna acabou entrando só no meu dia (quarta-feira), então eu deixei o post dela lá pra não ficarmos com dois posts no mesmo dia, e quando fui postar em outro dia, acabou que não deu... Estamos dando uma reformulada no blog, pra termos mais posts e mais acessos por aqui. Espero que as coisas melhorem :)

Hoje eu vim fazer um post de utilidade pública, sobre o Great Au Pair, o famoso GAP! Eu tive meus primeiros contatos com famílias por lá, tanto por e-mail quanto por Skype, e isso me ajudou MUITO a ficar mais segura com os e-mails e Skypes pela APC.
Como já comentei muito em posts nos grupos do face sobre o GAP, muitas meninas até hoje me mandam inbox ou até e-mail perguntando sobre o GAP, como usufruir bem dele, como mandar e-mail pras famílias, enfim, como fazer o GAP servir pra alguma coisa, SEM VOCÊ PAGAR UMA CONTA! Então eu vim fazer um tutorialzinho aqui, e espero que ajude vocês! :)


Primeiro passo: entrar no www.greataupair.com e criar uma conta, claro! Preencham todos os dados possíveis, pois as famílias de lá acham que você realmente está interessada neles (mesmo que não esteja e seja só pra treinar, ou até pra tentar achar uma família que tope entrar na sua agência), e as famílias não vão querer responder e conversar com uma menina que tem um perfil “em branco”, ou sem nenhuma informação importante. Dica: se você vai fazer o GAP só pra treinar – como eu, coloque que você aceita housekeeper, pet care, tudo o que não for muito absurdo, pra não parecer um fake, hahaha! Mas coloque o menor número de restrições possíveis.
Segundo passo: Pra quem está fazendo o GAP SÓ PARA TREINAR, o segredo é favoritar MUITAS famílias! E quem está usand oo GAP pra realmente encontrar uma família, é bom ler todo o perfil dela antes. EU não lia os perfis, só alguns mesmo. Pra vocês terem noção, conversei com uma família que tinha 9 kids. NOVE KIDS! Sim, eu realmente não li hahaha, eu só queria treinar a escrita e tentar um Skype por lá (e deu certo!). Então, como fazer isso?
Você vai em FIND JOBS → AU PAIR. Ali, ao lado esquerdo, terá o título REFINE YOUR SEARCH, e ali você pode escolher tudo o que quiser, o país, o salário, a cidade, etc.


Repito: quem está usando só pra treinar, evite restrições. Eu só coloquei United States, e no final coloquei idioma que eles falam como inglês, o resto eu deixei em aberto. Mas quem quiser tentar a sorte, pode escolher até religião da família...


Terceiro passo: você precisa FAVORITAR esta família. É só clicar lá em cima...


E não, se você não paga, você não consegue clicar em SEND EMAIL, ou qualquer outra coisa. Você poderá ler o perfil da família, e favoritá-la. E ai esperar e contar com a sorte...
A partir daí você receberá muitos e-mails de famílias rejeitando seu perfil...mas nem dê bola! :) outra coisa, nem adianta adicionar famílias que coloquem como preferência pessoas que falem alemão, por exemplo, se você não colocar no seu perfil que também fala. Você será automaticamente descartada e receberá o e-mail com o NÃO.
Outra coisa que pode acontecer é quando você tentar adicionar uma família, aparecer a seguinte mensagem:


Isso quer dizer que você é brasileira e eles estão pedindo meninas que sejam americanas, ou até mesmo da cidade deles.
Quarto-passo: torcer pras famílias adicionarem você como favorita! Cada vez que uma família te adicionar, você receberá um e-mail. Clique pra ver qual família é, e se você não tiver favoritado ela ainda, FAVORITE também!
Dica: gente, se vocês estão TREINANDO o inglês no GAP e mais nada, como eu fiz, FAVORITEM MUITO! Eu JURO que favoritei 200 famílias no primeiro dia que fiz o cadastro. E deu certo ;) se não me engano só ficamos com 200 salvas como favoritas, então não adianta favoritar 300 ou 400, não se desesperem!
Uma maneira mais fácil de favoritar, caso você só queira treinar e não esteja muito interessada no perfil da família, é só clicar no “+” na hora da busca, como na imagem abaixo:



Ok. Você está favoritando, e está recebendo respostas de NÃO e SIM.
O que fazer quando receber um e-mail com NÃO? Dica que EU dou, pra você não ficar e=se iludindo achando que a família ainda pode entrar em contato com você ou coisa do tipo... Entre nas suas famílias favoritas e DELETEM ela. E se disserem SIM, o que fazer?


Entrando em MY ACCOUNT → FAVORITES, vocês conseguem ver as famílias que vocês favoritaram em MY FAVORITES (eu ainda tenho 145!!! Hahaha fazia muito tempo que eu não entrava lá!). E no REPLIES DUO vocês conseguem ver as famílias que disseram SIM pra você – e você ainda não respondeu se tem interesse também ou não – sempre diga sim, até ficarem “0” famílias ali esperando... :)
E quando vocês receberem um e-mail falando NÃO, cliquem no link da família, DENTRO DO PRÓPRIO E-MAIL, que ele vai abrir o perfil da família que te deu o não. Ai você deleta!


É só colocar o mouse em cima...


E pronto! Assim você terá mais um “espaço livre” pra add outra família como favorita – como falei no início, tem um limite.

Ta bom Cláu, mas eu quero saber agora como CONVERSAR com as famílias. COMO EU FAÇO? Simples...
Primeira regra: você precisa ter ela nos favoritos, e ela precisa ter você nos favoritos – por isso a importância de entrar sempre no “replies duo” pra aceitar todas.
Ai você precisa entrar em MY ACCOUNT → MESSAGES. Ai vai abrir essa tela:


Você clica em NEW MESSAGE, e no item “Recipient List” você precisa deixar selecionado INTERESTED PAID FAMILIES, pois você só consegue falar com PAID FAMILIES, certo? Pois VOCÊ não paga,então eles precisam pagar! Ai aparecerão todas as famílias pagas que tem interesse em você, e você nelas. Aí é só você clicar no “+”.


Embaixo vai abrir um espaço pra você escrever uma mensagem de até 4500 caracteres (suficientíssimo!), e um assunto. E SEND. :) essa mensagem ficará na pasta “SENT”, caso vocês queiram vê-la depois.


DICA LEGAL: vocês conseguem saber se a família já leu sua mensagem e se ela não te respondeu – porque não gostou de algo – ou se ela não leu ainda. Entrando na pasta SENT, vai aparecer: Sent, e a data, e Read, e a data. ;)

E a cada mensagem recebida, você receberá um e-mail avisando que tem nova mensagem.

Gente, sei que o post ficou meio grande, desculpa. Mas eu espero realmente que ajude vocês. E digo mais: pra quem reparou, tenho quase 50 mensagens enviadas, e mais de 140 famílias favoritadas. Eu favoritei mais de 200, como falei, e conversei com várias, como vocês puderam ver. Eu tive meus primeiros contatos com famílias americanas por ali, fui conhecendo o que elas gostavam de perguntar, o que era interessante responder, etc. E consegui ter 3 Skypes pelo GAP ;) um foi com uma família do Brooklyn, o meu primeiro. Eu tremia de nervosa! A mulher falou super-rápido, o bebê estava chorando no colo e a menina maior ficava correndo e berrando “my au pair, my au pair”, saldo: não entendi nada, eles desligaram falando que iriam entrar em contato de novo, etc...nos falamos por mais um ou dois e-mails, onde eles falaram que tinham entrado em contato com a APC (porque eu gostei deles na real, e ai falei que só ia por agência), e que a mulher da APC iria lá e eles iriam me retornar. SUMIRAM E NUNCA MAIS VI! E a segunda que conversei foi uma host mom, totalmente antipática, e até meio grosseira. Ela tava sem microfone, então ela digitava e eu respondia falando. Ela também sumiu depois desse Skype, mas eu quase não conseguia falar com ela...ela era MUITO ANTIPÁTICA, credo! E a terceira foi um pouco melhor, mas também nunca mais falei. Mas o que importa é que me preparei pras perguntas, e percebi que era besteira ficar nervosa. Quando tive os Skypes com a minha atual HF, claro que fiquei um pouco nervosa – não tem como não ficar. Mas foi bem mais tranquilo que todos os outros anteriores...e olha que os anteriores eu mesma sabia que eram só pra teste!

Aproveitem o GAP, mesmo sem pagar ele é muito bom, e tem muitas chances de você encontrar uma família – se quiser ir sem agência. Algumas querem agência, mas são raras. As que conversei, eram todas da CC se não me engano, foram umas 2 ou 3. As outras todas queriam SEM agência. E boa sorte pra todas e todos vocês que estão em busca da host family! :)

Deixo aqui meu blog pessoal pra vocês aparecerem por lá também: www.claupair2011.blogspot.com
Beijos!

2 comentários:

Unknown disse...

Guria! Que post O máximo! Curti mil vez e um milhão de vezes útil! Já favoritei algumas famílias pq meu objetivo é conhecer famíliar para Au Pair! Valeeeu mesmo :D

Unknown disse...

Guria! Muito show! Curti mil vezes! Já favoritei algumas famílias pq minha intenção é conhecer alguma para quem sabe be my hostfamily!
Valeu mesmo!
Beijos