08/07/2016

Ser primeira Au Pair: é bom ou não é?


Hi peopleee...,

       Sou primeira Au Pair na minha host family e, após responder algumas dúvidas de como é essa experiência, resolvi fazer um post sobre o assunto: Ser primeira Au Pair, é bom ou não é?
Bom, antes de começar, vale lembrar que tudo o que será relatado aqui é de acordo com o meu ponto de vista, o que não torna  minha experiência uma regra. Logo, se você também é/foi a primeira e tem uma vivência diferente (ou igual) da minha, deixe-me saber nos comentários!!

         Dito isso, vamos lá!

      Ser primeira Au Pair tem pontos positivos e negativos. Antes de dizer se gosto ou não dessa experiência, vou relatar alguns pontos. 
O principal ponto positivo de ser a primeira é não ter comparação com outra Au Pair. Isso pra mim é de extrema importância, pois nunca gostei de ser comparada com ninguém (inclusive com a minha irmã). As crianças não vão te amar menos do que a outra, os Host Parents não vão ficar o tempo todo dizendo que fulaninha fazia tal coisa diferente e que era bem melhor. A Host Family não conhece bem todas as regras do programa, mas as que conhece, cumprem (ou tentam) ao pé da letra (o que tem lado bom e ruim). É bom porque eles não folgam, não vão mandar você fazer algo que esteja fora do seu papel como Au Pair. Te pagarão certinho, no dia combinado. Você não vai passar das 45h semanais. Vão tentar ao máximo te incluir na família, te chamarão para todos os programas que fizerem. Você tem muita chance de ser a Au Pair modelo, se é que existe rsrsrs Como eles não conhecem todas as regras, você se sentirá mais confortável de lembrá-los alguma regra. 

       Ser primeira Au Pair é ruim, porque a experiência é nova para ambas as partes. A família não está acostumada com um estranho morando na casa, o que pode ser bem complicado. Principalmente no início, por vezes vão acontecer situações constrangedoras porque ninguém sabe o que fazer ou como agir. O que vai requerer paciência e muita empatia!! Falei antes que o fato de eles seguirem as regras do programa ao pé da letra tem lado ruim e disse isso porque: eles vão te pagar os $195.75 certinhos (eu passei 2 meses e meio recebendo 195 porque no caixa não saía as moedas, relembrei dos 0.75 e fui reembolsada, lembro que recebi 7.50 pelas moedinhas não pagas). Serão raras ou inexistentes as vezes que te pedirão para fazer um extra, porque pra eles não está na regra. Assim como podem não te pagar um plano de celular, porque embora toda família faça, não é regra do programa. E tem aquelas regras que eles não conhecem e que você vai questionar e é uma dor de cabeça até eles falarem com todas as pessoas da agência pra saber se é verídico ou não o que você disse. Como por exemplo, as férias. Minha host achava que podia ser dia quebrado (não uma semana inteira, tipo essa semana tenho 2 dias off, depois tiro meus outros 3 dias, o que totaliza 5 dias off ou 1 semana de férias). 

       Mas enfim, se eu for colocar na balança, eu gosto muito de ser a Primeira Au Pair. Pois tem bastante paciência na nossa relação. 
          No início, eu reclamava de muita coisa mas depois que parei pra pensar que o programa é novo tanto para mim, quanto para eles, parei de reclamar de algumas coisas.
Não sei se isso ocorre porque sou primeira Au Pair mas o que mais gosto aqui é de me sentir parte da família, eles me incluem em tudo o que fazem e eu acho isso muito bom. Às vezes, ficava até sem jeito de recusar um convite.

        Claro que existem inúmeros outros pontos tanto positivos quanto negativos a serem listados, mas eu trouxe os que, na minha visão, são os mais evidentes/importantes!!


Super beijo no coração de vocês!!!

0 comentários: