07/07/2016

Manual do aprendizado de inglês – ou outros idiomas

Este é meu último post antes do tão esperado embarque. Nunca estive tão ansiosa e sensível na vida, mas a sensação é ótima. Nesses dias que antecedem a viagem decidi que seria bacana dar uma última caprichada no meu inglês para tentar não fazer feio (ou não tão feio) quando estiver nos EUA. Então hoje eu trouxe algumas dicas simples e eficientes para dar uma turbinada no seu aprendizado, independentemente da sua etapa do processo e do seu nível de conhecimento acredito que todas as dicas serão úteis!

1. A primeira dica é literalmente o começo do começo. Tenha em mente que falar um novo idioma é muito mais do que conhecer o vocabulário. É você entender e saber usar a estrutura da língua, a forma como ela se desenvolve, a forma como as palavras soam juntas. Cada idioma tem sua peculiaridade, é importante começar a treinar nosso cérebro para identificar as palavras ou expressões chaves e ir entendendo o contexto do que está sendo dito. O maior start para isso é o bom e velho verbo to be. É como a vogal “A” no nosso jogo de forca, sabe? Ele aparece quase sempre. Quando você entende as principais conjugações com to be, já está meio caminho andado para falar e entender inglês.

2. A segunda etapa é começar a explorar o vocabulário básico do idioma, as palavras mais comuns do dia-a-dia, desde aquelas que a gente aprende nos primeiros anos de escola até aquelas mais compridas um pouquinho, mas que a gente normalmente usa em uma conversa. Legal ter em mente que o inglês é apenas outro idioma e que a maior parte das coisas ditas segue uma linha de raciocínio igual a que estamos acostumados em português. Algumas coisas são diferentes, os costumes locais influenciam muito na forma como as pessoas pensam, mas isso não é motivo para atrapalhar significativamente o nosso aprendizado. Foque nesse momento em substantivos, porque eles têm uma definição mais específica, uma tradução mais simples.

3. Procure descobrir o correspondente em inglês dos nomes das coisas que você encontra no seu caminho. Seja curioso, quando a gente procura o significado de uma palavra motivado por curiosidade a nossa capacidade de gravar na mente é altíssima. Olhe em volta, passe a ser atento aos nomes das coisas em português e tenha um aplicativo de tradução no celular. Existem vários tipos de app ótimos, eu sugiro que baixem um que não precise de internet para funcionar, porque aí você não terá desculpa, mesmo na rua ou quando estiver sem wifi e 3G poderá usar e também um que tenha áudio para você ouvir as pronúncias das palavras que pesquisar. Então, se passar por um poste, se pergunte como se diz “poste” em inglês, pesquise e pronto, todas as vezes que passar na rua e vir um poste seu cérebro vai associar a imagem à palavra em inglês e aos poucos você vai tornando todas as coisas que te cercam bilíngues.

4. Traga o inglês para a sua rotina diária. Mais eficaz do que horas sentado diante de um livro é procurar pensar em inglês durante todo o seu dia. Levantando da cama, arrumando o quarto, escovando os dentes, almoçando... Isso expande vários setores de vocabulário, vários temas, itens de quarto, de cozinha, nomes de alimentos, de higiene pessoal, e por aí vai.

5. Outra coisa importante é dizer em voz alta todas as frases ou palavras e tentar formular as frases mais completas e longas que conseguir. Lembra o que disse sobre vocabulário não ser tudo no aprendizado de um idioma? Preposições, conjunções, pronomes, entre outros são super importantes para compor a estrutura da língua. Invista pesquisa e estudo neles e garanto que vai aprender tudo muito mais rápido.

6. Faça um caderninho de anotações. Eu sei que pode parecer inútil nessa era digital, você já tem app no celular e tudo mais. Mas o nosso cérebro memoriza muito bem aquilo que nós escrevemos. Quando temos o trabalho de pensar em como certa palavra é escrita, quais são as letras, escrever pensando em como ela é pronunciada, sempre que batermos os olhos naquela palavra imediatamente relacionamos ao momento em que a escrevemos, ela se torna familiar para nós, então nós a aprendemos de forma definitiva. Providencie uma caderneta pequena que possa te acompanhar na bolsa e registre as palavras mais legais ou mais difíceis que você aprender. As escreva mais de uma vez! Isso ajuda demais na memorização. Escreva a palavra e o significado dela em português. Conforme se sentir mais confortável com o idioma, escreva o significado dela em inglês.

7. Pare de traduzir. Pois é, parece uma dica boba ou impossível, mas ela é essencial. Pare com a tradução compulsiva. Você não precisa saber a tradução de todas as palavras em português para entender o significado real delas. Muitas vezes é melhor inclusive não saber, porque você para de limitar o seu conhecimento referente a ela. As palavras em geral são muito flexíveis, elas são usadas em contextos diversos e nem sempre vão fazer sentido se a gente ficar preso à sua tradução livre. Outra questão é que se há uma palavra que você não conhece ainda em uma frase mas o restante da frase você já conhece, muito provavelmente você entenderá a mensagem toda só pelo contexto.

8. Outra dica que todo mundo já sabe, mas que merece estar aqui porque ajuda muito, é assistir séries, filmes, canais no YouTube, ouvir músicas e ler livros em inglês. Nos primeiros minutos parece absurdo, parece que não vamos chegar a lugar algum, mas depois nosso ouvido acostuma, é como acontece com os bebês, eles não entendem nada, não entendem nada, até que de tanto ouvir e observar passam a entender! Ah, e eles não tem legendas para ajudar... Então já sabe, né? Nada de legendas, você consegue!

9. Pesquise matérias, filmes e conteúdos com temas que não sejam muito complexos, não é momento de vocabulário de medicina ou de escritório, o bacana agora é praticar assuntos do dia-a-dia mesmo e que sejam da realidade de au pair. Assuntos relacionados à crianças, seu desenvolvimento, suas atividades, interesses, etc. Você terá várias conversas com a sua host Family sobre isso, então é legal praticar e anotar o máximo possível de expressões relacionadas.

10. Para concluir, não se esqueça do seu português! Quanto melhor você for no seu idioma nativo, melhor você será no aprendizado de qualquer outro. Quanto maior for o seu vocabulário em português, maior será em inglês também. Seja atento à gramática da sua língua, você está imersa nela, sempre será a sua primeira língua, você será uma pessoa muito mais esclarecida, mais ampla e respeitada onde quer que vá. A pessoa que fala dois ou mais idiomas é uma pessoa diferente, ela tem outra visão de mundo, tem outra concepção de cultura, de valores. Mas a pessoa que respeita a própria língua e a própria cultura com certeza é alguém especial em tudo que fizer e em todo lugar do mundo onde estiver.



Eu ainda não sou fluente em inglês – óbvio – mas tudo que aprendi foi dessa maneira e a cada dia tenho aperfeiçoado mais. Eu aprendi francês também da mesma forma e espero muito que essas dicas sejam úteis para você!

Mês que vem estarei de volta direto de Seattle, até lá!

Foco, coragem e uma viagem incrível para você!

Roberta Izzo

0 comentários: