04/01/2012

Ser ou não ser uma Au Pair?

Este é meu primeiro post, falhei na minha primeira semana e peço desculpa a todos :~ mas pretendo estar sempre aqui :)
Bom, quem leu as descrições das autoras, já sabe que eu ainda não sou Au Pair, estou na espera como muitas meninas. O meu primeiro post vai ser um pouco sobre a minha saga de AP, sobre sentimentos, medos, decisões...
Eu sempre quis viajar pra fora do país (quem aqui não quer, né?), mas NUNCA pensei em ser Au Pair, até que depois de me formar na faculdade e me sentir perdida no mundo, comecei a pesquisar mais sobre as possibilidades de intercâmbio, e ai conheci esse mundo de Au Pair. Dei entrada no meu processo somente um BOM tempo depois, em fevereiro/2010, e aqui estou eu. Ainda não dei Submit no meu app, porque preciso fazer o vídeo, mas depois disso, estará tudo ok, e pretendo faze-lo amanhã (no próximo post eu vou colocar ele pra vcs verem).
Mas e de fevereiro pra cá, por que tanta demora? Vai fazer um ano que eu dei entrada no processo já, e até agora “nada”. Pq? Bom, no começo eu estava com o inglês “enferrujado” e fui fazer aulas particulares, ai quando eu terminei as aulas e preenchi a papelada, eu conheci uma nova pessoa, que hoje é meu namorado. Eu havia me prometido que não namoraria até viajar, porque eu SABIA que isso seria um contratempo, mas a gente não manda no coração, não é? Enfim, desde que conheci meu atual namorado, meu processo ficou lento, leento, leeeeento... E agora eu estou querendo CORRER contra o tempo! Meu namorado quer me visitar nos EUA, ele vai estar sem trabalhar no mês de maio, e eu quero MUITO viajar antes disso, pra que em maio ele possa ir pra lá. Sim, é difícil conseguir um match assim tão rápido, visto que nem online eu não estou ainda, mas tudo bem, nada é impossível, eu tenho esperanças de embarcar até abril. A esperança é a última que morre! :D


Bom, todo mundo me pergunta se eu vou mesmo, se vou ter coragem de deixar meus pais aqui (sou filha única), meus amigos, meu namorado... Sinceramente, a parte mais difícil vai ser deixar o namorado, porque pais serão sempre pais, amigos serão sempre amigos, mas namorado, a gente tem que cuidar pra não perder, e vice-versa, não é? Já tentei desistir, mas ele me apóia DEMAIS nessa viagem, e não quer que eu desista por nada no mundo. E ta louco pra poder ir pros EUA, não só pra me ver, mas pra poder conhecer as coisas por lá. E eu? Bom, eu espero que isso tudo dê certo e se realize. :)
Outra coisa, o meu objetivo principal como Au Pair, são os estudos. Acreditem... Mas eu já conversei com bastante gente que ta dando entrada no processo, ou já ta online, e ta indo pra estudar também, então não me sinto tão deslocada. Afinal, ser Au Pair é uma das maneiras mais baratas de chegar na terra do Tio Sam, certo?


Pretendo ir até o final de abril e sim, voltar depois de um ano. Não quero ficar longe da minha terrinha e de tudo o que eu tenho por mais tempo não, aqui no Brasil tenho muitas coisas me esperando. Muitas mesmo (eu tenho minha própria empresa no Brasil, e ela não pode ficar um ano sem mim, haha)!
Enfim, juntei todos os motivos que poderiam me fazer DESISTIR de ser uma Au Pair e pesei na balança. Pais, namorado maravilhoso, minha própria empresa x Uma nova cultura, um novo país, novos conhecimentos, uma segunda língua fluente, curso no exterior, e o principal, depois de um ano, tudo volta ao normal, com pais, namorado maravilhoso e a minha própria empresa.
Mas eu li um site uma vez também que me ajudou nessa decisão. E eu vou colar a parte que eu mais gostei pra vocês lerem.

“Quem é au pair sabe:
- Resolver seus problemas sozinha;
- Controlar sua própria grana;
- Achar soluções para problemas que parecem impossíveis;
- Planejar o futuro;
- Fazer amigos em qualquer lugar;
- Dar valor à família;
- Dar valor ao trabalho duro;
- Que a vida não é fácil, nem no Brasil, nem em qualquer lugar do mundo.

Quem é au pair aprende:
- Que se você não fizer, ninguém vai fazer por você;
- Quem tem boca vai a Roma;
- Um emprego só nem sempre é suficiente;
- Chefes são CHEFES, eles servem para atrapalhar sua vida, em qualquer lugar do mundo;
- O jeito brasileiro é muito valorizado, só precisa-se tirar proveito disso;
- Se comportar bem na casa dos outros é a chave para o sucesso.

Quem é au pair volta:
- Mais forte;
- Mais decidida(o);
- Mais madura(o) ;
- Mais confiante;
- Sabe fazer planos a longo prazo… porque sabe que o tempo voa!!
- Sabe cuidar da sua vida (vai morar sozinho, vai resolver seus problemas);
- Sabe que agora O MUNDO É SEU, e se der vontade de ir embora, O MUNDO LHE ESPERA.”


Tirei essa parte do site www.manualdaaupair.com.br, que indico a todas as meninas nesse processo de Au Pair. Ajuda, e muito! Tem bastante coisa interessante por lá.

Bom, é isso gente. Com certeza a experiência é válida, pra mim, pra você que ta lendo, pra sua amiga, enfim, pra qualquer pessoa que resolva ser Au Pair. Pode ser difícil, e em determinados momentos com certeza será, mas com mais certeza ainda, acho que todas nós sabemos que é uma experiência válida para todas as pessoas, que nos fará crescer, tanto no lado pessoal quanto profissional. Não deixe que a distância, os amigos, o namorado, a família e nem mesmo o trabalho te façam desistir de uma oportunidade como essa. Pois um ano passa, e passa RÁPIDO! :)
E você volta com muito mais bagagem. Eu nem fui ainda, e já não vejo a hora de voltar, com toda a experiência e conhecimento de lá.


Boa sorte a todas as Au Pairs, e um feliz ano novo pra todos que passam por aqui! :D

4 comentários:

Nathane Carvalho disse...

É Cláudia adorei uma frase que vc escreveu:
-o meu objetivo principal como Au Pair, são os estudos. Acreditem
Escrevi a mesma frase no meu post...rs rs

Cláu disse...

Então simbora pra lá estudar, né Nathane? Hehehehe! To super ansiosa! E acho que cada uma como au pair tem um objetivo diferente, normal!

Alice disse...

Oiii Cláu, já faz um tempo q a gente se "conhece" né? E ainda no Brasil! Mas esse ano a "coisa" vai! rs
Ahhh, tb me sinti (ainda me sinto) perdida dps q me formei... Esquisito né? Preciso me encontrar logo haha!
Beeeijos°°°Good luck for us!

Cláu disse...

Alice, logo estaremos nos States, com certeza! :D
E isso de se sentir perdida é totalmente normal...eu ainda me sinto tb hahahaha!
Beijoss!