27/01/2012

O que fazer depois de 2 anos?

Oi gente, mais uma sexta-feira que estou aqui :)
Espero que estejam gostando dos meus posts, sempre aceito dicas e sugestões de posts, tanto pra esse blog (sugestões mais gerais sobre Au Pair) quanto pro meu blog pessoal (sugestões sobre qualquer coisa).

Como já falei aqui, sou Au Pair na mesma host family há 18 meses (completando hoje, como lembrou uma amiga do treinamento). Logo fecham meus 2 anos, hora de ir embora, ou não! Então, o que fazer depois de 2 anos morando aqui?

As possibilidades são muitas!!
- voltar pro Brasil e pra vida normal, muitas voltam pro namorado que deixaram lá, casam, é bem fácil de conseguir emprego dando aula de escolas de inglês (mesmo não sendo graduada, muitas escolas pedem apenas experiência no exterior e dão um curso);
- ser Au Pair em outro lugar! Conheço várias meninas que vão direto pra Europa, onde o programa é menos burocrático;
- casar. Muitas meninas conhecem o amor da vida aqui nos Estados Unidos e acabam casando e indo morar com o maridão;
- estudar e mudar o visto e ficar aqui por mais 4 anos.


Eu decidi estudar. Minha host é ótima, eu não consigo me imaginar deixando meus pestes pra trás agora muito menos voltando pro Brasil. Algumas host familys oferecem esta oportunidade pra Au Pair. No meu caso, a ideia partiu de mim, então fui ter uma conversa sincera com a minha host mom. Cheguei, disse que não quero ir pra Brasil agora, que sou nova e a possibilidade de mudar o visto pra estudante é ótima pra mim. Perguntei pra ela se ela gostaria que eu ficasse (ideia que ela amou) e o que ela poderia me ajudar.

Ela se ofereceu na hora pra me ajudar a procurar College (óbvio que eu já sabia o que quero estudar e onde). Expliquei pra ela como explica sponsor e ela disse que preencheria os papeis pra mim. Então fui pra parte mais complexa: pagar a facul. Disse pra ela que meus pais no Brasil acharam a ideia excelente (apesar de eles morrerem de saudade de mim, eles sabem que esta é uma oportunidade única) mas que eles não tem condições de pagaram minha facul (são uns 8 mil por ano na que eu escolhi). Disse pra ela que as taxas que ela paga pra APC (olhei no site o valor que uma host family paga quando recebe uma Au Pair) mais o valor que ela paga a APC toda semana (uma host family gasta $350 por semana para manter uma Au Pair, mesmo que nós recebemos apenas 195,75) seria quase a mesma coisa que o valor da minha facul por ano. Então vamos fazer a troca, ela vai pagar o que pagaria pra APC na minha facul, vou continuar com meu salário mísero e vou pagar a diferença.

Vou explicar o passo-a-passo pra aplicar mais adiante, no próximo post, mas como algumas meninas já me pediram, os passos são mais ou menos os seguintes:
1. Escolher o curso que vai fazer: o mesmo que fazia no Brasil? uma área totalmente diferente?
2. Escolher ONDE vai cursas: Community College é a opção mais barata, porém são apenas 2 anos. Tem que escolher o CC e a University ao mesmo tempo, mesmo que tu vá transferir pra University no final de 2 anos, pois tem que ter certeza que a University que tu escolheu vai aceitar todas as cadeiras cursadas no CC.
3. Ler o site do CC de cabo a rabo e/ou visitar o CC. Eles vão te explicar o que tu terá que fazer, e vão te dizer que ir pro teu país de origem trocar o visto é melhor, se você quiser aplicar daqui mesmo (troca de statues) terá que aplicar muito mais cedo.
4. Estudar inglês e matemática: alguns CC vão te pedir pra fazer o TOEFL, que é um teste de inglês que custa $175 e é super difícil. No meu caso, como estou aqui, vou no CC fazer um teste deles mesmo que custa apenas $25. Quando aplicar também vai ter que fazer um teste de nivelamento de matemática também.
5. Aplicar no deadline: para estudar no Fall (início em setembro), aplicarei em abril. O CC tem um formulário que você deve preencher e enviar, será quando vão te pedir pra fazer o teste de inglês.
6. Entregar documentos do sponsor: assim que fizer o teste, mil documentos explicando que teu sponsor tem o valor estipulado pelo CC.
7. Esperar o I20: documento que tu precisa pra tirar o visto.
8. Marcar entrevista no consulado no Brasil.
9. Ir pro Brasil fazer a entrevista: mais ou menos mesmo esquema que já fizemos quando tiramos o visto de Au Pair.
10. Estudar igual camelo quando as aulas começarem.


Espero que as infos tenham sido úteis!
Beijos e bom final de semana,
Renata Reis.

3 comentários:

Niil ♥ disse...

Adoreeei as diiicas !!! Com certeza já estou pensando em fazer o mesmo !! O dificil mesmo é achar uma host que pague a facul néé... hahaha, pq ela que vai te bancar na facul não é ??? Complicado mesmo isso...

Unknown disse...

MUUUUITO legal seu post! Bem informativo. Te desejo toda a sorte!

beijooos

Anônimo disse...

muito legal, renata!!
que otimo que a sua host aceitou a tua proposta!!

boa sorte na nova etapa! ;)