16/09/2012

Cursos nos EUA

Oi gente! Meu dia de postar é quarta, mas fizemos umas trocas essa semana, devido aos schedules bagunçados de todo mundo!
No post de hoje vou falar sobre os cursos que eu estou fazendo aqui nos EUA :)

Eu completo três meses em terras americanas no próximo dia 25, semana que vem. Eu não consegui começar a estudar antes porque era summer, época que tem bem poucos cursos, e os cursos que tinham, as inscrições já tinham encerrado e as aulas começado quando eu cheguei aqui! Mas foi bom porque deu tempo de pensar bem e correr atrás de cursos em diversos lugares.
Bom, o meu principal foco e objetivo aqui são os estudos. Pra começar, eu tenho o livro "English Grammar in Use", a Bruna já fez um post aqui falando dele e dando a dica pra vocês estudarem por ele. Então, só reforçando a dica: comprem! Ele é um livro self-study, e é muito gostosinho de estudar. Eu gosto!


Como eu estava sem aulas, recorri pros livros. Também comprei um self-study de Vocabulary, mas ainda não posso falar dele porque não li, só dei uma olhada por cima. Estou focada no Grammar mesmo!
Bom, mas agora eu já posso estudar, já começou o "fall", e as aulas recomeçaram. Há duas quintas-feiras atrás, eu comecei a fazer Grammar - English as Second Language. E esta semana que passou, na terça-feira, comecei a fazer Conversation - ESL. O legal dessas aulas de ESL, é que todo mundo é estrangeiro, então além de conhecer gente nova, você acaba conhecendo um pouco da cultura de vários países também. Mas olha, vou te dizer que tem gente que é difíííícil de entender, hein!? Tem duas alunas russas e duas da Índia, gente, eu NÃO ENTENDO o que elas falam. O sotaque delas é muito forte!! Mas quem sabe isso seja bom, assim o ouvido vai ficando mais aguçado ainda! :P
Esses dois cursos são CONTINUING EDUCATION, e estou fazendo em um college da minha cidade. Os cursos CE são, geralmente, MUITO mais baratos que os outros cursos. Um curso de ESL estava custando $ 590 pra 3 créditos, e aula de setembro a dezembro, 1x na semana. Eu estou fazendo 2 cursos agora, por $ 218 (os dois juntos!), sendo 2x por semana. Esses dois cursos tem um pouco menos de duração, porque terminam no final de outubro, mas ai eu consigo fazer mais cursos de outubro a dezembro! No fim, farei muito mais do que o primeiro, e por menos $! ;)

Então fica uma dica: não se matriculem no primeiro curso que encontrarem! A diferença do CE pros cursos de crédito, é que o CE não dá créditos, ele dá horas. Pela APC você precisa de 6 créditos ou 60 horas. Esses meus dois cursos vão me dar perto de 30 horas (não lembro de cabeça quantas horas tem cada curso agora). E como os CE são um pouco mais curtos, eu vou conseguir fazer mais um CE ainda esse semestre! O Grammar acaba no final de outubro, e eu começo outro em nobembro. Eles tem duração de 8 semanas cada. Quem sabe quando o Conversation acabar, eu comece outro também. Enfim, com o terceiro que vou fazer, que também custa $ 109 como os dois que estou fazendo, eu já vou ter cerca de 45 horas, e vou ter gasto $ 327 dólares em cursos. Com os $ 500 que temos pra estudar, eu ainda posso fazer mais! *-* Se eu fizesse o primeiro, que inclusive foi o que a LCC indicou pra mim e pra todas as meninas daqui (muitas delas fizeram esse e se arrependem hoje!), teríamos que pagar do nosso bolso pra inteirar os $ 590, e os próximos 3 créditos teriam que ser todos por nossa conta!!
Então uma dica bem importante: pesquisem! Não caiam na conversa da LCC, que por mais legal que seja - como a minha, às vezes nem ela mesma conhece todo o leque disponível de cursos na sua cidade. E claro, sempre antes de se matricularem, falem com a LCC, mandem o link do curso, pra que ela diga se o curso é aceito pela APC ou não.

Eu comecei ontem um curso de fotografia também! Pra quem não sabe, trabalho com fotografia no Brasil (meu site aqui), e isso vai ajudar muito na minha carreira! O curso foi bem mais difícil de entender do que os dois primeiros, que são ESL. Eu conversei com o pessoal do instituto antes e me deixaram fazer a primeira aula sem pagar, e depois decidir se eu iria fazer as aulas mesmo ou não, pela dificuldade de entender a língua. Achei super legal da parte deles! Por fim, mesmo sendo difícil de entender, eu vou fazer o curso sim! :) é o que gosto, o que amo fazer, e o que vim fazer aqui! Esse curso eu estou fazendo no Instituto de Arte da minha cidade, ele não dá créditos e nem horas (mas dá prazer! :D), custa $ 229, e estou pagando do meu bolso, porque é algo que eu quero pra mim! E acho que vale muito à pena! E como ele não dá créditos/horas, a família não paga.
No próximo semestre pretendo fazer um curso de inglês só, ao invés de 3 ou 4, como agora no início. E se eu não sentir mais necessidade, não faço nenhum, claro! Mas acho difícil, porque ninguém sai falando fluentemente em um ano, quem dirá em 6 meses! Então pretendo continuar estudando :) e ai quero fazer mais 2 de fotografia. Vamos ver se consigo conciliar as coisas do jeitinho que eu quero e estou planejando! Até agora está dando tudo certo! :)
A minha rotina está super corrida, com aula 2x de noite no meio da semana e aula cediiinho no sábado, tendo que acordar até mais cedo que nos dias que eu trabalho. Hoje eu estava morta, nem coloquei o pezinho pra fora de casa! Mas eu sei que no final, vai valer à pena!

Então as duas dicas finais que eu posso deixar pra vocês...
A primeira é: PESQUISE! Com certeza você vai encontrar um curso legal, que se encaixe no preço, e que valha à pena! Não vá atrás da primeira indicação que você tiver! Eu mandei e-mail pra mais de 10 escolas, colleges e tudo o que vocês imaginarem aqui, até pra professor particular!
E a segunda é: corra atrás dos seus objetivos! O meu objetivo é estudar, é fazer pelo menos 3 cursos de fotografia e, por mais cansada e por mais corrido e pesado que isso vá ser pra mim, é o meu objetivo, e eu SEI que vai valer à pena! O tempo aqui passa voando, acreditem! Eu já sinto que fiz menos do que pudia, mas estou correndo contra o tempo. Então corram atrás dos seus objetivos também, e deem o máximo de vocês para aproveitar esse um ano, que querendo ou não, é pouco tempo para fazer tudo o que queremos!

E ah, tenham FOCO no que querem fazer aqui, que as outras coisas acabam ficando menores do que são. As dificuldades na HF, a saudade de casa, os problemas pessoais...tudo isso acaba ficando suportável quando eu tenho foco. Esse é o meu segredo! :)

0 comentários: