13/09/2012

Inglês de um mês e meio..

No nosso principal objetivo, o inglês, sempre existem duas fases que todo mundo pergunta como ele está: no primeiro mês e no final do programa.

O primeiro mês é questionado porque tem a história do 'choque de linguagem'. Afinal uma coisa é você ver seus filmes lindos e outra é você ouvir os americanos aqui com vários tons de vozes, sotaques,.. e também outra coisa é você falar no seu pensamento ou na frente do espelho e outra é falar aqui!


E todos já conhecem aquela história do 'como eu falo inglês em casa..'


..e 'como falo na frente dos outros'

Acho que posso dividir minha experiência com o inglês aqui em fases. Sim, apenas um mês e meio, mas já tem fases!

Antes preciso dizer como era o meu inglês: sou uma graça pra entender, seja ouvindo ou lendo, afinal eu sempre assisti filmes sem legenda (aliás, foi assim que aprendi inglês) e sempre li diversos artigos em inglês, inclusive de Harvard (sou phynissíma!) para a faculdade; agora para falar e desenvolver minhas próprias frases, seja para falar ou para escrever, não sou muito boa. Talvez por timidez, medo de errar, falta de contato..não sei, mas não é meu forte!

Agora vamos as fases:

Primeira fase: um P.S. aqui antes, eu já viajei algumas vezes para o Japão, seja lá ou no aeroporto já tive muuuuitas coisas para resolver (sim, mais problemas minha gente!) e sempre usei bem o inglês, na hora do aperto o inglês sempre fluiu que era uma beleza! Então aqui achei que seria a mesma coisa.
Enfim, continuando minha primeira fase, durante a semana de treinamento, encontro e primeiros dias com a família, primeiras saídas aqui..eu nunca tive dificuldade nenhuma para entender ninguém, nisso sempre foi 100%, as vezes pergunto 'what?' só pra garantir, ainda mais se mudam do nada de assunto, tenho medo de alguém perguntar 'choveu hoje?' e eu responder 'é azul!'.
Agora para falar..SURPRISE! Essa merda de inglês não desenvolveu porra nenhuma! Ficava tímida, travada, inventava umas palavras, tinha um sotaque que não acredito até agora que saía de mim!

Segunda fase: não demorou muito e a bonita aqui já começou a fazer merda: perder cartão do banco, fazer compras erradas na internet, não saber abrir a porta, ligar desesperada nas agências atrás de passagens.. tudo isso me fez desenvolver o inglês! Perdi o sotaque e comecei a falar com um pouquinhooo mais de confiança. Mas também só quando precisava, depois em casa com a family ou na rua com os amigos de outras nacionalidades, continuava tímida!
Nessa mesma época, já no primeiro mês a ser completado, eu também parei com a loucura de ficar off e ir correndo pro pc passar hooooras com família e namorado, então criei vergonha na cara, fui pra library e peguei um bom livro de inglês e lia 1 hora por dia, assim estou desenvolvendo minha gramática e me sentindo com mais autonomia para criar minhas próprias frases! :)

Terceira fase: o ponto crucial que define essa fase e me deixa uma linda tagarela em inglês, sem vergonha de falar a mesma palavra 472874 vezes até acertar a entonação, falando sem um tom de voz tímido e dando meus primeiros passos a super autonomia, foi a minha viagem para Niagara! Passei um final de semana em Niagara, apenas com franceses! Enquanto todas as brasileiras foram pro Brazilian Day a Jéssica fez seu French Weekend e foi a melhor coisa!! Pode parecer pouco, mas um final de semana só na base do inglês, com pessoas aprendendo também, um dando dicas pro outro, foi ooooótimo! Aconselho a todas, FUJAM (as vezes) DAS BRASILEIRAS!!!

Essa sou eu e meus french friends..croissant!


Eu sei que nós somos melhores e mais lindas! hahaha! Somos mais simpáticas e mais abertas a amizades, é verdade, mas pelo menos duas vezes por mês saiam apenas com pessoas de outras nacionalidades! É o melhor jeito de aprender!!

E minha conclusão sobre esse um mês e meio de inglês é que seu inglês NÃO melhora horrores! O que melhora é a maneira como voce lida com ele! :)
Agora eu sinto meu ingles estabilizado no que diz respeito a vergonha, a dicção..agora tá indo rumo ao desenvolvimento de vocabulário e gramática..e assim vai ser, acho, até o final! :)




0 comentários: