08/10/2016

Como é ter host kid com Special Needs?

Hello people,

Para quem não sabe, uma das crianças que eu cuido tem síndrome de Down e hoje vim compartilhar um pouco com vocês sobre essa experiência!! Sempre, ou quase sempre, ouço as mesmas perguntas sobre cuidar de criança que tem alguma necessidade especial, como por exemplo: "é fácil?, Como é sua rotina? Precisa ter muita paciência, né?, Você já tinha alguma experiência anterior? Como você consegue? Cansa muito, não é? e por aí vai...
Aproveitarei esse post para responder quase todas essas perguntas, mas antes, de tudo, farei uma breve apresentação dele para vocês: chamarei ele de O, ele tem 3 anos (cheguei ele tinha 2), ainda não fala, não desfraldou, teve um problema no estomago e não consegue mais comer comida sólida, come apenas comida pastosa.


Olhem, não direi que é fácil, porque realmente não é, mas o O faz tudo parecer mais fácil, sabem? Ele é a criança mais doce e carinhosa que eu já conheci na vida e olha que já trabalhei com muitas! Mesmo que às vezes ele me tire do sério, por repetir um comportamento que não lhe convém ou quando falo e parece que ele não me entende, ele é amável!! 

Minha rotina com ele é bem tranquila. Ele vai à escola 3x na semana, o ônibus pega ele às 8:10 e deixa ele às 11:45, quando ele chega, dou almoço, troco a fralda e coloco para a nap (ele tira nap de 2h e é bem facil colocar ele pra dormir, apenas coloco ele na cama e ligo a musica, saio do quarto e ele adormece sozinho), quando ele acorda toma um suco e brincamos, geralmente fazemos alguma atividade para estimular o desenvolvimento cognitivo dele. Nos dias que não tem aula, só muda o horario da manhã, que dou o café da manhã, depois fazemos uma atividade.

Siiiim, é preciso ter MUITA paciência, mas muita paciência mesmo! Claro que, muita coisa depende da criança e do que ela tem, mas no quesito paciência é independente da criança. Se já é necessário ter paciência ao cuidar de criança, criança com algum atraso no desenvolvimento, seja ele mental ou fisico, requer o triplo (ou mais) de paciência. É preciso entender o tempo da criança, aceitar a doença que ela tem, saber que não devemos cobrar muito dela mas também não podemos tratá-la apenas com fragilidade e colocar as desculpas para tudo na Síndrome. É necessário ter equilibrio, o qual só será possível com muita paciência e aceitação. Como já disse, muitas vezes sinto que eu digo algo e ele não absorve, que não me compreende; daí preciso repetir e repetir até que entre por osmose. O fato de ele não falar complica muito, mas ele sabe se comunicar atraves de alguns sinais.  

Eu sou psicóloga infantil e, por essa razão, já atendi crianças com outros atrasos, mas com Síndrome de Down não. Tenho uma prima que tem Down também, o que eu acho que chamou atenção da minha Host Family, por ter fotos com ela no meu perfil. Então, sim, tinha experiência anterior de trabalho com criança com necessidade especial, mas não tinha experiência em cuidar, de fato, de uma.  Para ser bem sincera, às vezes nem eu sei como consigo, pois além dele, tem as irmãs (gemeas de 9 meses, cheguei tinham 1 mês), antes de vir e nos 3 primeiros meses, tinha muito medo, achava que não daria conta, mas graças a Deus e às crianças que cuido, é mais fácil do que parece ser, mas ainda assim é dificil rsrsrs Nem preciso dizer o quanto minha rotina é cansativa né? Trabalho as 45h semanais, 9h por dia, fim do dia eu só penso em dormir, ainda que o mais velho não me exija tanto, por ser um pouco independente, é muito cansativo. 

Mas enfim, sou um pouco suspeita pra falar sobre o assunto por ser completamente apaixonada pelo O, acho que o cromossomo a mais dele é o cromossomo do amor! É maravilhoso acompanhar o desenvolvimento dele, cada passo é uma comemoração, cada conquista é um grande passo. Outra coisa que é preciso falar é que, ao cuidar de criança com special needs, é preciso trabalhar de forma conjunta com os pais, pois de nada vai adiantar tratarmos ele de uma forma e os pais de outra ou vice-versa. Aqui,graças a Deus, qualquer nova descoberta que auxilie ele e que tenha eficácia é compartilhada e todo mundo se esforça para fazer o mesmo, em prol dele! Até porque tudo ainda é novo, tanto pra quanto para os pais, cada novo som tentando formar uma palavra, cada coco ou xixi feito na privada, cada tentativa de reintroduzir comida sólida, tudo é feito com muita dedicação e celebrado como uma verdadeira equipe!
Enfm, sem mais delongas, esse  foi um pouco do relato da minha experiência cuidando de criança com necessidade especial. Se tiverem mais alguma dúvida, let me know, por favor!!

Um super beijo no coração de vocês e até a próxima!!!

0 comentários: