12/11/2012

Carteira de motorista EUA + Dirigir carro automático


Queridos leitores :D hoje eu vim falar sobre a carteira de motorista que tiramos aqui nos Estados Unidos, e sobre como é dirigir um carro automático.
O emoticon foi só pra alegrar o post, hahaha!
Vamos começar com a DL...não existe regra. Tem estados que você chega lá, faz o teste escrito, depois precisa agendar o prático. Tem estados que você faz os dois no mesmo dia, agendando. Tem estados que não agenda nada. E por aí vai... Não vou contar minha experiência detalhada porque isso vou deixar pra um post do meu blog pessoal. Aqui vou deixar mais a parte “útil” :) eu vou falar aqui com base no KANSAS, pois cada estado tem algo diferente. Mas vou deixar registrado mais ou menos pra vocês verem as diferenças do Brasil.
- Aqui você não é obrigado a fazer aulas práticas nem teóricas (confesso que acho um absurdo! Hahuahua).
- Você não precisa agendar, você chega lá no dia e hora que quiser, pega uma senha e entra na fila.
- Eles pedem seus documentos, como Social Security e CNH brasileira/PID (eu não fiz a PID pra vir pra cá).
- Tem teste de visão, igualzinho no Brasil, com aquelas letrinhas dentro da máquina, haha!
- Ai você faz o teste escrito, com 30 questões, todas objetivas – de assinalar. Aqui você tem opção de fazer o teste escrito no computador ou no papel. Se fizer no computador, a hora que você errar o número de questões permitidas, você precisa ir embora e voltar outro dia pra tentar de novo. No teste no papel você faz e leva o tempo que quiser, e se não passar pode fazer mais 3 vezes no mesmo dia.
- No mesmo dia – se passar no teste escrito - você faz o teste prático, e já sai de lá com um papel (bem fuleiro, haha) que te permite sair de lá dirigindo. Depois a carteira mesmo chega pelo correio, e é um cartão, igual de banco.

Papel que nos concede a permissão temporária até recebermos a DL
Cláu, mas eu devo ler todo aquele livrinho chato das regras pra conseguir fazer a prova teórica? A resposta é NÃO! Eu tenho o livrinho muito chato, a LCC me deu quando cheguei aqui na HF. Eu dei uma lida muuuito por cima nele, e não aguentei mais porque é super chato! Então, o que eu fiz pra passar no teste escrito, de primeira? :D eu pesquisei NA INTERNET! Gente, o GOOGLE É TUDO NESSA VIDA! Não sei como tem pessoas que sobrevivem sem ele, só perguntando coisas em grupos. Mas enfim...PESQUISEM NO GOOGLE! Pesquisem sobre as regras, sobre o driving handbook, e claro, coloquem sempre o nome do estado - pois as regras podem mudar, que com certeza vocês vão encontrar algo! Eu achei slides com RESUMOS, com tópicos, com tudo muito esclarecedor e muito fácil de estudar!

Uma coisa MUITO IMPORTANTE: pesquisem "quiz". Eu achei váááários aqui de Kansas, e achei de MUITOS outros estados. Eu fiz os quiz até acertar todas as questões várias vezes. E várias questões dos quiz que achei na internet, estavam na prova. Considero essa dica MUITO importante. Anotem!
Alguns sites que eu estudei e que é válido olhar, pois tem de outros estados: http://www.dmv.org, http://www.allthetests.comhttp://www.proprofs.com, http://www.testquestionsandanswers.com. Todos são FREE. Alguns tem uma parte que você precisa pagar, mas tem coisa de acesso gratuito também! ;)

Agora vamos à parte de dirigir nos EUA. Bom, muitos carros aqui são automáticos – sim, a maioria, e não todos! Tem au pair na minha cidade que dirige carro manual, então isso não é regra. Ah, uma curiosidade: os carros aqui não fecham os vidros no alarme/trava elétrica, você precisa fechar os vidros um a um e depois fechar o carro – claro que, como o lance do carro automático/manual, isso não é regra – mas é a maioria! O que eu acho super estranho! Todo mundo vive falando que aqui tudo é super moderno (não concordo), mas eles (meus hosts) acharam super estranho quando falei que no Brasil a maioria dos carros fecha os vidros “automaticamente”. As meninas aqui da minha cidade, a maior parte tem carros menores que os que eu dirijo, e todas que eu já andei junto, os vidros não fecham sozinhos também, por isso eu digo que aqui é comum isso! :)
Mas eu nunca dirigi um carro automático. E agora? E agora minha filha, para de perguntar isso nos grupos do Facebook, porque dirigir é igual  com qualquer carro, você acelera e freia! :P a diferença aqui é que o automático não vai ter o terceiro pedal – embreagem – e você não vai precisar trocar de marcha. Os carros que eu dirijo aqui tem o P – Park, que você coloca quando para o carro/estaciona, e geralmente você só consegue tirar a chave da ignição se estiver no P (inteligente). Tem o R – Reverse, que é a ré – e não tem segredo nenhum. N – Neutral, que é o famoso “ponto morto”, e que eu nunca precisei usar, mas também não tem segredo. E o D – Drive, que engata automaticamente todas as marchas. ALGUNS CARROS possuem também o L – Low, que pode ser representado com o número 1, e também tem o 2 – essas duas posições fazem o carro andar mais devagar, usando somente a primeira ou segunda marcha (meu carro não tem).

Algumas dicas básicas pra dirigir um carro aumtomático:
- Usar sempre somente o pé direito.
- Cuidado com o freio de mão. Como você não usa embreagem, é bem mais difícil perceber que saiu com ele puxado. E não se assuste se o carro começar a apitar...
- Quando o carro apita é porque tem algo errado (isso não é segredo de carro automático, tem em outros também). Então fiquem de olho no painel e procurem as luzinhas vermelhas pra ver oq está errado – porta aberta, sem cinto, freio de mão puxado.
- Quando for trocar a posição, sempre use o freio ao mesmo tempo.
E acho que é isso. Gente, eu já dirigia há um bom tempo no Brasil, e não senti nenhuma dificuldade e nada de diferente. Só não tem embreagem e não precisa mudar de marcha. SÓ! O resto é absolutamente igual! Não tem nada de bicho de sete cabeças. Se você já dirigiu um carro alguma vez na vida, ta tranquilo! ;) Você anda uma  vez, e já pega o jeito (na primeira vez você vai usar o pé esquerdo, huahua). É bem facinho! Eu, particularmente, acho mais legal dirigir carro com câmbio manual, acho que carro sem marcha perde toda a graça. Mas em questão de facilidade, o automático é mais fácil (acho que por isso não gosto muito, hahaha).

E é isso gente! Espero que tenha tirado algumas dúvidas de vocês e ajudado! :)
Beijos!!

2 comentários:

Unknown disse...

Ai Ai
Carro automático... sempre achei que não tinha graça, maaaas, toda vez que paro na lomba logo lembro da diferença entre o carro automático e o manual...
Mas tirando isso, é muito igual! E muito fácil! Até mais fácil, porque vc pode freiar sem se preocupar em pisar na embreagem, o carro não apaga e para direitinho. =)

Ótimo post, Clau!

Ana Celis disse...

Carros manuais têm mais emoção mas, eu odeio ter que mudar a marcha a cada 5 metros, morar em SP e ter carro manual é muito dificil! haha Eu prefiro carros automaticos, amo dirigi-los :)
Adorei os sites e as dicas, obrigada!

Beijos.