Hello peopleeee,
Hoje faz exatamente 9 meses que cheguei nos Estados Unidos e, como todo dia 8, fico bem nostálgica, com os pensamentos e sentimentos aflorados rsrsrs Hoje me peguei pensando muito como foi meu início aqui, os temidos 3 primeiros meses, conhecidos como a fase de adaptação, a qual pode ser ruim ou boa. E, percebi que a minha experiência foi bem difícil, por estar completamente sozinha nesse País. Demorei um pouco pra fazer amizade aqui, por não ter carro, morar longe e ter chegado no inverno. Daí comecei a pensar o quanto foi e é importante pra mim as amizades que conquistei aqui. Graças a Deus, muita coisa mudou a partir daí. E é sobre isso que gostaria de compartilhar com vocês, sobre as amizades que fazemos no intercâmbio!!
No Brasil, eu era uma pessoa bem social, conhecia muita gente e tinha muitos amigos. Então, isso foi uma das coisas que mais me chocou quando cheguei aqui, a falta de amizade. Conheci algumas meninas, mas não era possível vê-las com muita frequência por não ter carro e morar longe (conforme já foi dito rsrs), mas mesmo assim, cheguei em fevereiro e as conheci final de março. Hoje em dia, conheço mais gente, tenho algumas amizades verdadeiras, tanto no estado que moro (Maryland) quanto em outros (gente que embarcou junto comigo e considero como amigo)!!!
Vinicius de Moraes com toda sua sabedoria disse que "A gente não faz amigos, reconhece-os". Antes essa frase não tinha tanto sentido pra mim, mas hoje vejo que ela é verídica. Quando olho para as amizades que conquistei aqui percebo que realmente as reconheci. Mas, o que de diferente ou igual tem em uma Amizade de Intercâmbio?! Pra começar, é um tipo de amizade completamente diferente das outras. Quando embarcamos, ainda que seja com um grupo de pessoas, embarcamos sozinhos, chegamos esvaziados de relacionamentos físicos, pois todos os que tínhamos ficaram no Brasil. Aqueles amigos de anos, que você nem lembra mais como conheceu, os amigos que você considera como irmãos ficaram lá também, até os mais recentes, seus familiares. Enfim, todo mundo ficou por lá, claro que a amizade continuará, só não fará mais parte do seu dia-a-dia. E todo mundo que embarca contigo, embarca sozinho, tá todo mundo no mesmo barco, sentindo e vivendo as mesmas coisas. O reconhecimento de amizade começa daí, porque são essas pessoas que entendem, com exatidão, o que você está passando. Mas essas pessoas não ficarão com você pra sempre, em 5 dias, terá mais despedida, cada uma vai pro seu canto. Aí você chega na cidade que vai morar, novamente sozinho fisicamente. Não dá contar tudo pra sua Host Family, porque mesmo ele sendo ótimos, talvez não entendam a dificuldade que é estar sozinho, fora que seu inglês também não lhe permite contar muita coisa rsrs
Enfim, daí novamente você se vê sozinho, tem gente que consegue numa boa viver sem amigo, não tiro o mérito dessas pessoas, mas eu faço parte do time do Tom Jobim, acredito que sim "É impossível ser feliz sozinho"! Eu realmente gosto de boas amizades, gosto de ter pessoas boas ao meu lado, que acrescentem algo na minha vida e que, de alguma forma, eu possa agregar algo para elas também, ainda acredito na amizade verdadeira, ainda bem! Mas, voltando ao assunto, quando você se sente sozinho, aprende a dar valor a cada detalhe de cada pessoa que você conhece e aprende também o que não merece tanto valor assim, aprende que as pessoas são mais importantes do que as coisas e que não importa o programa do final de semana, o que importa é a companhia. A amizade que você reconhece no intercâmbio não é uma amizade qualquer, é uma amizade que, embora tenha pouco tempo, é forte e sincera (quando é de verdade). Seu amigo, não é apenas seu amigo, ele é amigo, irmão, primo, tio, pai, mãe... é a sua família, é, literalmente, tudo o que você tem aqui! E é incrível a conexão que você cria com seus amigos de intercâmbio, às vezes eles te conhecem mais do que seus amigos da vida inteira, não sei se porque no intercâmbio chegamos crus, vazios, sem máscaras, despidos de julgamentos e conceitos já formados, não precisamos ser alguém que todo mundo já estava acostumado que fossemos, podemos ser nós mesmos. Inclusive, é no intercâmbio que muitas pessoas conhecem a si próprias. A amizade é tão forte que, provavelmente, seus amigos de longas datas não vão acreditar que essa amizade é pra valer! Mas ela é!
Sem dúvidas que, as amizades são os melhores frutos que tenho colhido no meu intercâmbio! Agradeço muito a Deus por cada pessoa, cada amigo reconhecido que Ele tem colocado em meu caminho, pois certeza que se não tivesse saído do Brasil, não teria tido a chance de conhecer pessoas e amigos incríveis que tenho conhecido!!
Pra quem está no intercâmbio também: valorize muito cada pessoa e/ou amigo que você tem e conhece, nada é por acaso e ninguém entra em nossa vida em vão!
Pra quem está pra vir: venha! Mas venha despido de si mesmo e dos outros, totalmente aberto para todo o tipo de gente que vai conhecer aqui, venha sem medo de ficar sozinho ou sem amigos, na solidão também nos reconhecemos e nos tornamos amigos de nós mesmos!!
Um beijo no coração de vocês e até a próxima!