04/09/2016

Choque Cultural

Olá gente! Happy labor day weekend!

Hoje vou falar do meu maior choque cultural aqui... Em meu ponto de vista foi mais chocante do que as crianças não tomarem banho todo dia, das bagunças na casa, do almoço de sanduíche ou janta as 4h da tarde.

*Alerta textão* haha
O padrasto do meu host (que as crianças chamam e consideram avó, e todos tem como avô/pai) foi diagnosticado com alzhaimer e um tempo depois teve um AVC. Do AVC ele não teve graves consequências mas o alzhaimer estava avançando como geralmente acontece, mas com ele avançou muito rápido e o corpo dele não suportou. Depois de ter passado mal, ele foi para o hospital, fez exames que foi onde disseram isso. Uma semana após ele estar no hospital, os médicos disseram para ele ir pra casa, ficar mais confortável. Em outras palavras, que não teria mais jeito.
Minha host family estava com férias marcadas na qual iriamos passar alguns dias na casa da avó. Mesmo com o acontecido a avó pediu para que fossemos na casa dela, mesmo com o avô doente pois as crianças a ajudariam a se distrair diante da situação do avô.
Ele estava acamado, porém respirando, coração bom, mas dormindo 90% do tempo, não falava mais e comia apenas coisas líquidas. Aqui nos Estados Unidos quando se chega nesse ponto, eles apenas dão comida quando a pessoa "acorda" para comer. Isso foi meu primeiro super choque, pois no Brasil ele estaria recebendo soro, e eles não fariam mais isso por ele aqui, e o único medicamento que ele tomaria era morfina, para ele não sentir dor, caso tivesse uma febre ou ficasse doente não iria mais para o hospital. Segundo choque!!!
Como estávamos de férias, tinha uma parte da família junto, eles sempre estavam conversando sobre o assunto e falando que ele não passaria de 2 semanas!
Chocada de novo! Como assim?????? Estavam dando quase que um prazo para ele.
A enfermeira que estava cuidando dele era de uma organização da Igreja, e aí na mesa eu vi um papel "Funeral Arrangements" e um livrinho "When the death is close".
No outro dia a avó juntou todos os filhos para ir ACERTAR AS COISAS DO FUNERAL!
Ai eu quase morri! Como assim? Acertar as coisas do funeral? Com ele lá respirando, coração batendo e comendo?
Eu fiquei simplesmente passada, abismada, chocada... Sem palavras!
Dentre a organização do funeral, eles estavam comentando sobre jantar para às pessoas, ônibus para transportar todos e por onde eles passariam com ele antes do enterro.
A avó mesmo comentava que achava que ele estava esperando nossas férias acabar pra partir. Minha reação era apenas 😱
Durante meu ano perdi meu avô no Brasil, ele também tinha alzhaimer mas faleceu de outras complicações. E eu NUNCA vi ninguém reagindo a uma doença igual eles reagiram aqui, certo que o falecimento iria acontecer em breve.
Infelizmente isso aconteceu. Fomos embora no domingo e ele faleceu na quinta (01/09).
Minha host teve que sair pra comprar um vestido, ai eu falei pra ela: você TEM que comprar um vestido? Ela disse que sim! Eu mais uma vez 😱
Os velórios aqui acontecem mais de um dia, isso eu já sabia rsrs. Então o velório dele começou hoje (03/09) das 7:30 as 9:30, amanhã será das 1:00 as 9:30 e o último dia terá a missa e ele será cremado.
Minha host pediu para eu ficar com as crianças, pois eles não entendem muito o que acontece e não seria fácil te-los lá. Estou cuidando deles na casa da avó e todos sairam muito bem vestidos para o velório (vestidos comprados especialmente para isso, salto alto, terno, gravata).
Enfim, sem dúvidas esse foi o maior choque cultural que tive aqui. Fiquei realmente muito pasma com tudo, mas agora já consegui digerir tudo hahaha.

Um beijooo e até o próximo mês.
😘

0 comentários: