25/02/2014

Au Pair em apuros.. como se defender/proteger dos abusos nao esperados!

Oi meninas,

Ate ontem nao sabia direito o que falar no post de hoje.. mais de repente me deparo com um post no famoso grupo Au Pair no facebook que me deu uma inspiracao.



Muitas vezes quando deixamos o conforto da nossa casa pra viver a experiencia do programa de aupair, somo novas, imaturas e nao nos preparamos para o pior.. e pior de tudo, saimos de casa com um conhecimento basico sobre o programa e os deveres e beneficios do programa de aupair.

Todo mundo ta careca de saber os beneficios, salario, fds off uma vez no mes, 1 dia e meio de folga na semana e por ai vai.. e os deveres que eh cumprir as 45h de trabalho, respeitar as normas da casa e do programa! Ta ate ai tudo bem, voce ainda tem uma base pra se defender caso a familia saia das regras, e um suporte para saber o que voce deve fazer e o que eles esperam de voce la.

Mais e se algo der muito errado e sair do controle? E se a familia esta literalmente abusando de voce? E se a agencia esta sendo inadimplente? O que fazer?

Sentar e chorar nao vai resolver o problema.. Ir pro face e pedir ajuda nos famosos grupos pode te trazer uma luz, mais muitas vezes vao te trazer mais duvidas e raiva pois tem muita gente ( e digo muita mesmo ) que quando ve um post de alguem passando dificuldade, ao inves de ajudar poe lenha na fogueira e o dedo na ferida da pessoa, te fazendo sofrer mais ainda!

Ta mais e ai? Sou uma estrangeira nesse pais, nao sei o que fazer pra me defender, se eh que eu posso me defender contra os americanos, afinal quem sou eu.. so mais uma aupair...

Ai eh que voce se engana, vc nao eh "so mais uma au pair".. Alem de existir as leis/regras do programa que voce ja conhece, ainda existe o Department of State, que e o orgao que rege o programa de aupair em solo americano. Ele que tem as leis e as regrinhas basicas que voce segue, ou seja a famila eh inadimplente, a agencia eh inadimplente.. Nada que uma denuncia no Department of State resolva! Eles sao apenas uma das suas armas para se defender das armadilhas que muitas vezes o programa te apresenta.
No proprio site do Department of State, na parte do J1-VISA, sem o FAQ e la tem a seguinte questao:

Are there regulations, which govern the Exchange Visitor Program (J-1 Visa program)?
Yes, the regulations are set forth at Code of Federal Regulations, Title 22:  Foreign Relations, Part 62.

Nesse link voce pode ver toda a descricao do codigo federal de regularizacao.
Fato eh que, se voce nao tem saida procure o departamento mais perto, liga e denuncia!
Outro ponto importante eh:
Independente de voce ser estrangeira, voce esta em solo americano!! As leis americanas se aplicam a voce, sejam contra ou a favor! Da mesma forma que se voce cometer um crime aqui, voce vai ser preso, julgado e o carai a quatro.. se alguem cometer um crime contra voce o mesmo vai acontecer!
Ou seja, se a familia te ameacou, abusou, ofendeu, agrediu (verbal e nao verbal), ou infringiu qualquer lei americana, voce pode e DEVE, procurar os orgaos competentes e registrar uma ocorrencia do abuso. E se quiser pode processa-los tambem.
Eu nao sou advogada e tenho pouco conhecimento, mais a maioria de nos passamos por situacoes de abuso, invasao de privacidade e muitas vezes agressao verbal vindo das familias e nunca fizemos nada!
Vamos nos informar meninas!
Tudo que acontece contra nos estrangeiras so acontece pq nao temos informacao o suficiente e muitas vezes temos medo de nao ser ninguem nesse pais!
Nos somos sim alguem, e temos as leis americanas para nos defender e podemos usa-las caso preciso!

Fiquem em alerta!

3 comentários:

Unknown disse...

Amei o post, muito legl mesmo, vou divulgar. Só fiquei com uma dúvida. Se os problemas gerarem remacht rola algum apoio desse órgão pra encontrar outra família, ou eles fazem alguma pressão pra que haja suporte adequado por prte da agência? Porque depois da confusão pode rolar um rncor da agência ne? Brigandinha pela dica!

Gisella Diorio disse...

vcs nao vao mais postar? =(

Anônimo disse...

Ameeeiii tbm. Muito válido pra nós que estamos indo. Beijos